Educação
Fundaj realiza pesquisa de avaliação educacional no Nordeste
Análise
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) está realizando, em 401 municípios da região Nordeste, a pesquisa sobre a "Avaliação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)".
A pesquisa consiste em avaliar os principais efeitos dos CACS da Fundeb em todos os estados do Nordeste, em relação às ações da gestão municipal da educação. Será verificado o nível de compreensão dos secretários da educação e de conselheiros representantes da sociedade civil e do governo sobre participação e representatividade na política educacional local.
O Fundeb consolida a Política Nacional de Educação, com a adoção de uma série de medidas com o intuito de corrigir falhas e distorções detectadas no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Busca aperfeiçoar as suas ações e alinhá-las com os interesses da sociedade em relação à educação e à alocação dos recursos.
Dessa forma, a avaliação de políticas públicas educacionais vem se consolidando nos últimos anos no Brasil, tanto na perspectiva de aperfeiçoar os programas governamentais em andamento, como na intenção democrática de fornecer à sociedade, particularmente aos usuários dos programas educacionais, informações sobre as ações em desenvolvimento.
Para conferir todos os municípios participantes acesse a página da Fundaj.
Fonte:
Fundação Joaquim Nabuco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















