Educação
Inep fixa formas de divulgação de indicadores de qualidade
Educação Superior
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma portaria no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (29), fixando os procedimentos de divulgação dos Conceitos Enade, do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referentes a 2013, das Instituições de Educação Superior (IES).
Segundo a portaria, indicadores de qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2013, serão calculados a partir de insumos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - da prova e do questionário do estudante, aplicados no ano de 2013, e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - prova e questionário socioeconômico.
Também serão considerados o Censo da Educação Superior - informações sobre o corpo docente e número de matrículas na graduação – e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de pós-graduação stricto sensu - nota do programa e número de matrículas na pós.
Consulta online
As instituições de educação superior podem consultar via internet os dados referentes ao IGC e CPC de 2013. Os resultados divulgados em caráter restrito estão no ambiente institucional do Sistema e-MEC.
As instituições têm prazo até 11 de novembro para se manifestar. Caso contrário, após esta data, será considerado que as instituições concordaram com as informações.
Resultado
O Inep divulgará o resultado final dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior a partir do dia 10 de dezembro de 2014.
De acordo com a medida, os insumos provenientes da graduação serão apresentados por IES, área avaliada no Enade e cidade, da seguinte forma:
- códigos dos cursos da unidade de observação;
- número de estudantes concluintes inscritos e participantes do Enade 2013;
- desempenho médio obtido por estudantes concluintes no Enade 2013 nas questões de formação geral e nas questões do componente específico da prova;
- respostas do Questionário do Estudante do Enade 2013 sobre infraestrutura e organização didático-pedagógica;
- número de estudantes ingressantes inscritos no Enade 2013 e o número destes estudantes que participaram das edições do Enem de 2011 ou 2012;
- desempenho médio obtido no Enem dos estudantes;
- respostas do Questionário do Enem, sobre o nível de escolaridade dos pais;
- informações do Censo da Educação Superior sobre o corpo docente e o número de matrículas na graduação.
Os insumos provenientes da pós-graduação serão apresentados por meio do número de matrículas e da nota da Capes para os programas de mestrado e de doutorado stricto sensu em funcionamento em 2013.
Saiba mais
Tanto o IGC quanto o CPC compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2014, que é formado principalmente pela avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Ele diagnostica ainda, todos os aspectos relativos a ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações, dentre outros.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















