Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2014 > 10 > Site disponibiliza lista de livros em homenagem ao Dia do Professor

Educação

Site disponibiliza lista de livros em homenagem ao Dia do Professor

Leitura recomendada

Portal do Professor indica 15 obras que trazem experiências e dicas para o aperfeiçoamento da prática pedagógica
por Portal Brasil publicado: 06/10/2014 12h22 última modificação: 06/10/2014 12h29

Em comemoração ao Dia do Professor, festejado no Brasil no dia 15 de outubro, a 105ª edição da seção ‘Jornal’ do Portal do Professor traz uma seleção de histórias e experiências vividas por profissionais de diversos estados, além de apresentar métodos de ensino-aprendizagem utilizados em sala de aula. A publicação eletrônica ainda fornece ao leitor diversas notícias, entrevistas e sugestões de livros aos interessados no tema.

Destaque para a obra 'A Alegria de Ensinar', de autoria do educador Rubem Alves. Ao percorrer as páginas do livro, o leitor irá se deparar com indagações sobre o papel do educador, que antes de ser especialista em ferramentas do saber, deveria ser especializado em amor: intérprete de sonhos.

A edição também selecionou, na seção ‘Espaço do Professor’, um caso de experiência pedagógica em matemática desenvolvida por professoras do município catarinense de Cocal do Sul.

Além disso, a participante da seção ‘Entrevista’, Maria Isabel da Cunha, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), fornece um relato sobre seu projeto de pesquisa na área de prática pedagógica e formação do educador.

Confira abaixo os 15 livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e/ou levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:

Um Bom Professor faz toda a Diferença
Taylor Mali – Editora Sextante – Brasil – 2013 – 1ª edição

Neste livro, Mali conta histórias divertidas e tocantes de sua experiência no ensino fundamental, dando ótimos exemplos de como um bom professor pode influenciar positivamente a vida de seus alunos e incentivá-los a dar o máximo de si.

Ele mostra que, em qualquer matéria, as lições que não podem deixar de ser ensinadas são aplicação, empenho, cooperação, flexibilidade, superação, reflexão crítica e capacidade de resolver problemas – habilidades fundamentais no dia a dia de todas as pessoas.

Além disso, defende que o verdadeiro papel do professor é estimular o desenvolvimento de indivíduos que gostem de aprender coisas novas, sejam naturalmente curiosos, confiantes e flexíveis e estejam prontos para qualquer desafio que encontrem pela frente.

O Professor faz a Diferença
José Lopes, Helena Santos Silva – Editora Lidel – Portugal – 2010

Os autores constataram que a influência do professor é superior a fatores como o ambiente familiar do aluno, a sua origem étnica e nível socioeconômico, a sua motivação e potencial intelectual.

Que práticas e características dos professores estão então mais diretamente relacionadas com uma aprendizagem eficaz dos alunos? Nesta obra dirigida a professores e estudantes encontra-se resposta para esta e outras perguntas, ou seja, contraria-se a ideia feita de que todos os professores são iguais.

Através deste livro, o leitor toma ainda conhecimento das estratégias e métodos de ensino mais eficazes na aprendizagem dos alunos e poderá tirar partido das inúmeras sugestões de aplicação na sala de aula.

Aula Nota 10
Doug Lemov – Editora Da Boa Prosa – Brasil – 2011 – 1ª edição

Doug Lemov, especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. O autor também apresenta outras técnicas, procurando cobrir os aspectos da dinâmica professor-aluno e mostrando como criar um clima positivo e estimular os alunos a pensar criticamente. A segunda parte é sobre ensinar o aluno a ler e apreender o que está lendo.

Educar... Um Ato de Amor
Darbí José Alexandre – Editora Mundo Mirim – Brasil – 2009

A partir do amor ao próximo podemos alcançar o desenvolvimento crítico, intelectual e moral do educando. É essa a ideia central de Educar… Um ato de amor. Na obra,  foi descrita um pouco da vivência do autor, explicações sobre a sua ‘teoria da expectativa’ e reflexões esclarecedoras sobre a importância do planejamento, do trabalho em equipe e da avaliação. Em seus textos e nas inúmeras palestras que dá a professores, pais e alunos, o professor Darbí José Alexandre partilha seus estudos e sua experiência de trinta anos de magistério.

Superdicas para Ensinar a Aprender
Carlos Alberto Júlio e outros – Editora Saraiva – Brasil – 2008 – 2ª edição

Como foi possível aprender o que sabemos? Como podemos memorizar informações com qualidade? Como saber cada vez mais, melhor e com profundidade? Como dominar temas que podem fazer de nós pessoas de sucesso, atingindo o melhor desempenho pessoal e profissional? A obra trata desses e de outros assuntos. Foi escrito por autores de carreira brilhante em diversas profissões, que, justamente por isso, ainda têm muito e ensinar e a aprender.

A Coragem de Ensinar
Parker J. Palmer – Editora Da Boa Prosa – Brasil – 2012 – 1ª edição

Parker Palmer defende que se precisa de muita coragem para ser professor, mas isso não é tudo. Ele sugere que quem opta por transmitir conhecimento deve se apresentar perante os alunos de forma transparente e integral. Ou seja, só consegue de fato sensibilizar os alunos quem se dedica de coração a essa nobre tarefa.

O autor reconhece que técnicas são importantes, mas não suficientes, acredita muito na relação entre o aluno e o professor e o encantamento deles com algo maior que é o saber. Se existem dias onde é difícil conter a alegria resultante do impacto causado na vida das pessoas, em outros, é tão difícil esconder o sofrimento diante das limitações externas, do desinteresse de alguns alunos, do baixo reconhecimento.

Mas, para ele, se a opção foi por algo que se ama, é também obrigação do professor fazer parte da busca e solução do sistema, é preciso que depois da consciência particular os professores se unam para, em conjunto, encontrarem um modo mais rápido de dar vazão à sua vocação. Quem, se possível, não escolhe uma escola onde os professores deixam aparente que amam o que fazem?

O Bom Professor e sua Prática
Maria Isabel da Cunha – Editora Papirus – Brasil – 2011

O "bom professor" e seu dia a dia como indivíduo e educador, sua prática e metodologia são temas aqui discutidos com o objetivo de apresentar uma proposta de novos rumos ao curso de magistério que atenda às necessidades de inovação do ensino no País.

Professores e Professauros
Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2007

Qual é a maneira certa de educar? Como se portar na sala de aula? Se o ensino não ocorre, o que há de errado? E você, é professor ou um 'professauro'? Irônico e ideológico, este texto, ainda que introspectivo, revela não apenas uma, mas várias fórmulas para inovar a prática educacional, evitando as constantes frustrações. Como professor, Celso escreve para os colegas de trabalho, revelando em detalhes o que pode ser feito para enriquecer a vivência em sala de aula.

O Stress do Professor
Marilda Lipp (Org.) – Editora Papirus – Brasil – 2002

Os problemas relacionados à educação são complexos e numerosos, o professor está sob constante pressão, o que o leva, muitas vezes, a apresentar uma série de comprometimentos biopsicossociais que resultam em baixo nível de motivação, de autoestima e em sensação de insegurança.

É preciso que o professor, por seu papel de formador de ideias, aprenda a lidar com o stress ocupacional de modo eficaz, indicando a seus alunos como enfrentar e superar as situações de desgaste e as dificuldades. Desse aprendizado surgirá uma sociedade mais forte, formada de adultos e crianças que terão mais facilidade para se adaptar às exigências do mundo moderno, aptos para desenvolverem-se com qualidade de vida.

O livro apresenta estratégias que auxiliam a lidar com o stress. São textos práticos, de fácil assimilação, úteis tanto para os que atuam como professores ou diretores, quanto para os que formam e são responsáveis pela formação de docentes.

O Aluno, o Professor, a Escola
Celso Antunes, Rubem Alves – Editora Papirus 7 Mares – Brasil – 2011

A educação vista pelos olhos de professores experientes e apaixonados. Eis o que se encontra neste pequeno livro. Acompanhado de um DVD com a seleção dos momentos mais significativos do encontro entre os dois autores, esta leitura pode servir de subsídio para a discussão de temas fundamentais na prática escolar. Como transmitir nossos valores para os mais jovens, a educação da sensibilidade, o que podemos fazer em relação ao bullying, os horizontes da formação dos educadores são alguns dos assuntos analisados pelos autores.

A Alegria de Ensinar
Rubem Alves – Editora Papirus – Brasil – 2000

O nascimento do pensamento é igual de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especializados em amor: intérpretes de sonhos.

Conversas com um Jovem Professor
Leandro Karnal – Editora Contexto – Brasil – 2012

O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos?

Nestas "conversas" o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois. Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. 

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes
Augusto Cury – Editora Sextante – Brasil – 2003

Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz.

A quem interessa este livro? Aos pais, aos professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todos os que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer suas relações sociais.

O Valor do Professor
Gabriel Perissé – Editora Autêntica – Brasil – 2011 – 1ª edição

As mais belas ideias sobre educação, os mais sinceros e comoventes elogios ao papel do ensino no desenvolvimento de um país e os sonhos mais generosos em que a escola aparece como espaço de verdadeiro aprendizado e crescimento humano não resolvem o problema da educação se as professoras e os professores não forem e não se sentirem valorizados.

Esta obra, por meio de um rico diálogo, oferece argumentos mais que convincentes para a valorização desses profissionais, que ocupam lugar incomparável na vida de cada um de nós e na estrutura social.

Pensatas Pedagógicas
Mario Sergio Cortella – Editora Vozes – Brasil – 2014 – 1ª edição

Os vícios e as virtudes, os princípios e as práticas, a docência e a essência, as lições e as ações fazem deste livro a "fina flor" após quarenta anos de prática educacional de Mario Sergio Cortella.

Tal como um testamento o autor mostra no que acredita, seu modelo de mestre e de escola e alinhava o futuro da instituição educacional. E acima de tudo fala de gente, do cotidiano profissional, da dor e da alegria de fazer e pensar educação. Mais que uma obra, uma paixão de ser e de viver educação.

Sobre o Portal

Lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Portal do Professor tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.

Além disso, é um espaço on-line no qual educadores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.

Fonte:
Portal do Professor

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

MedioTec oferece cursos técnicos a alunos da rede pública
Programa recebe investimento de R$ 700 milhões. Valor realiza incentivos para 2017 e 2018
Audiência pública vai discutir Livro Didático 2019
Alguns dos temas debatidos serão mudanças no processo de aquisição do livro de didático e critérios de avaliação pedagógica
MEC atualiza regularização de educação a distância
Instituições de ensino superior a distância terão mais facilidade na oferta de vagas. MEC publicou portaria que regulamenta modalidade
Programa recebe investimento de R$ 700 milhões. Valor realiza incentivos para 2017 e 2018
MedioTec oferece cursos técnicos a alunos da rede pública
Alguns dos temas debatidos serão mudanças no processo de aquisição do livro de didático e critérios de avaliação pedagógica
Audiência pública vai discutir Livro Didático 2019
Instituições de ensino superior a distância terão mais facilidade na oferta de vagas. MEC publicou portaria que regulamenta modalidade
MEC atualiza regularização de educação a distância

Últimas imagens

Inscrições para 500 mil vagas gratuitas vão até 18 de agosto
Inscrições para 500 mil vagas gratuitas vão até 18 de agosto
Arquivo/Ministério da Educação
Professores devem passar por formação específica para atuar no setor
Professores devem passar por formação específica para atuar no setor
Arquivo/Gov. Paraná
Participante também deve responder ao Questionário do Estudante, quesito para estar regular no Exame
Participante também deve responder ao Questionário do Estudante, quesito para estar regular no Exame
Foto: Emília Silberstein/UnB
Documentos comprobatórios devem conter as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF
Documentos comprobatórios devem conter as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF
Arquivo/Governo de São Paulo
Os recursos serão aplicados no financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica
Os recursos serão aplicados no financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Governo digital