Educação
Última fase da Olimpíada Brasileira de Matemática acontece nos dias 25 e 26
Competição estudantil
Estudantes de todo o País participam da terceira e última fase da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que acontece entre sábado (25) e domingo (26). Os vencedores poderão participar do processo de seleção para conquistar as vagas para representar o País em competições internacionais de matemática.
A primeira fase da OBM foi realizada em junho e reuniu mais de 564 mil estudantes. Os concorrentes da terceira fase foram classificados dentre os mais de 20 mil estudantes que participaram da segunda etapa realizada em setembro.
As provas da fase final serão realizadas neste final de semana, a partir das 14h (horário de Brasília), nos centros de aplicação em todo o País. Os estudantes universitários deverão entrar em contato direto com o seu coordenador para ter informações sobre o local de aplicação das provas. Consulte os locais de prova.
Processo seletivo
Os estudantes do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental) terão uma prova discursiva contendo cinco questões a ser resolvidas em um tempo máximo de quatro horas e meia a ser realizada no sábado (25).
O nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental), o nível 3 (ensino médio) e o nível universitário (estudantes de graduação) farão duas provas discursivas realizadas com três problemas em cada dia que devem ser resolvidas no prazo máximo de quatro horas e meia. A lista com os vencedores da olimpíada será publicada em dezembro no site da competição.
Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar da 18ª Semana Olímpica, em janeiro, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.
Saiba a Olimpíada
A OBM é uma competição realizada desde 1979, cujos objetivos são estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país na área.
O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Também são parceiros, o Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Fundação Capes, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















