Educação
Começa o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio
Acesso ao ensino superior
Mais de 8,7 milhões de candidatos realizam, neste sábado (8), as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos têm 4h30 para fazer as questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.
As provas começaram às 13 horas (horário de Brasília). Os portões de acesso foram abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário oficial.
O candidato está autorizado a sair somente duas horas após transcorridas o exame. Já o participante que queira levar o caderno de questões deverá aguardar 30 minutos antes da finalização do horário de prova.
A presidenta Dilma Rousseff em sua conta oficial na rede social Twitter também desejou boa prova aos estudantes que fazem o exame neste fim de semana. Além disso, destacou a importância do Enem como um dos principais critérios de seleção ao ensino superior.
Desejo uma ótima prova a todos os candidatos e candidatas que farão o exame em todo o País! #Enem2014
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 8 novembro 2014
Regras
Ao entrar no local de aplicação, o estudante deve portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Além disso, o participante deve ter em mãos, documento de identificação original com foto e cartão de confirmação da inscrição.
Também está liberada a entrada dos participantes com alimentos (barra de cereal, água, suco, chocolate, bolachas, entre outros alimentos de fácil consumo). Não há código de vestimenta. Recomenda-se o uso de roupas leves.
A novidade para este ano interessa aos sabatistas. No dia 8 de novembro, candidatos que se enquadrem nesta condição poderão iniciar a prova às 19 horas (horário local) nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas, e às 19 horas (horário de Brasília) nos demais estados.
Para tanto, esses candidatos deverão comparecer ao local de realização do exame no mesmo horário dos demais participantes e aguardar na sala de provas, para iniciá-las no horário determinado.
Segundo dia de prova
No domingo (9), o exame terá mais uma hora de duração, com término às 18h30. Serão 5h30 para responder às questões de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.
Para este dia, permanecem as regras e recomendações estabelecidas. Vale ressaltar que o candidato está autorizado a sair somente duas horas após transcorridas o exame.
Já o participante que queira levar o caderno de questões deverá aguardar 30 minutos antes da finalização do horário de prova.
Horário de aplicação
Entre as particularidades apresentadas em cada região do Brasil, estão as diferenças de fuso horário no território nacional e adoção, por alguns estados, do horário de verão.
Para descartar qualquer imprevisto e realizar a prova com tranquilidade, é necessário observar que alguns estados não aderiram ao horário de verão.
São eles: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantis. Neste caso, candidatos residentes destas localidades devem se programar, pois a prova será realizada obedecendo o horário oficial de Brasília.

Recomendações
Ao se dirigir à sala, o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta-objetos com lacre, para que os objetos e demais materiais proibidos sejam guardados.
O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.
Eliminação do candidato
Na página especial do Inep para o Enem, há uma série de observações sobre atitudes proibidas durante a realização da prova. Uma delas é realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
Além disso, há materiais proibidos que podem eliminar o participante do Enem, são eles: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos,
Também é proibido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); portar armas de qualquer espécie, mesmo que o participante possua autorização; ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação e receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Saiba mais
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares (ProUni); e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
Para mais informações, recomendações e dicas para o exame acesse a revista eletrônica especial sobre o Enem.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















