Educação
Divulgado o resultado de propostas de novos cursos de mestrado profissional
Pós-graduação
A Fundação Capes divulgou nesta terça-feira (25) os resultados da apreciação de propostas de cursos novos (APCNs) de mestrado profissional e de projetos Minter/Dinter protocolados em 2014.
As propostas de APCNs e os projetos Minter-Dinter foram avaliados pelas respectivas áreas no período de 13 a 24 de outubro. Os APCNs foram posteriormente avaliados durante a 155ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 3 a 7 de novembro de 2014, em Brasília.
As fichas, com os pareceres sobre as propostas, encontram-se neste momento disponíveis apenas às instituições proponentes na Plataforma Sucupira (acesso mediante senha). Durante a avaliação, tanto da área específica quanto no CTC-ES, várias propostas foram colocadas em diligência às proponentes. Estas situações estão sendo comunicadas, caso a caso, às respectivas pró-reitorias da IES.
Minter/Dinter
Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional nas versões nacional e internacional, têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação (avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo MEC) para viabilizar a formação de mestres e doutores em regiões que se encontram fora dos centros consolidados em ensino e pesquisa.
Mestrado Profissional
Criado em 1999, o mestrado profissional é voltado aos que pretendem adquirir alto nível de qualificação profissional. Essa é a principal diferença em relação ao mestrado acadêmico, que também proporciona ao pós-graduado livre docência em qualquer instituição de ensino superior do País.
Ainda em 1999, haviam apenas quatro cursos, já em 2003 o País oferecia 62 opções de cursos de mestrados profissionais. Em 2007, o número chegou a 184, e em 2011 foram criados 338 novos cursos.
Atualmente, existem 574 cursos de mestrado profissional em funcionamento; e 290 deles se encontram na região Sudeste, seguida pela região Sul, com 116. Acesse a página da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e saiba todos os cursos reconhecidos e recomendados.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















