Educação
Estudantes participam da última etapa da Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Competição estudantil
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) realiza a partir desta sexta-feira (21) até o próximo domingo (23), a última etapa da 4ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).
Com mais de 600 equipes inscritas, a fase presencial da competição reunirá 200 estudantes de nível médio, representantes de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina, no campus do instituto na cidade de Inconfidentes. As duas primeiras fases da Obap foram realizadas on-line.
Na competição presencial, cada equipe é formada por três alunos e um professor orientador. A maioria dos estudantes provém de cursos técnicos em agropecuária de institutos federais e escolas estaduais. Pela primeira vez, além de resolver questões teóricas, eles serão desafiados em provas práticas, com avaliação dos conhecimentos obtidos nas áreas de bovinocultura leiteira e de agrimensura e cartografia.
Técnico em assuntos educacionais e membro da equipe organizadora da olimpíada, o professor Éder Sacconi salienta que a resolução de provas práticas enriquece a Obap, pois cria situações semelhantes às encontradas na realidade de trabalho. “A atividade visa a extrair o maior potencial do competidor, que tem a possibilidade de vivenciar uma ação que de fato ocorre no ambiente de trabalho”, afirmou.
Premiação
Todas as equipes participantes da 4ª Obap receberão certificado. Na modalidade de ensino médio integrado, receberão medalhas as 15 melhores equipes — cinco de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. Na modalidade subsequente, serão três medalhas de bronze, duas de prata e uma de ouro.
As três melhores equipes, no geral, na modalidade de ensino médio integrado, receberão troféus. A equipe classificada em primeiro lugar será convidada a representar o Brasil, em 2015, na International Earth Science Olympiad (Ieso), competição internacional de ciências da terra para alunos do ensino médio.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















