Educação
Escola de Altos Estudos oferece 50 vagas em curso sobre política contemporânea
Pós-graduação
O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) realiza, de 2 a 6 de março, em Brasília, a Escola de Altos Estudos (EAE) com tema "Política Contemporânea na América Latina". A capacitação será ministrada pelo docente do Instituto de Estudos Políticos de Grenoble, Paris, Olivier Dabène.
Ao todo, serão 50 vagas asseguradas por ordem de chegada da matrícula, que acontece de 9 a 26 de fevereiro. O curso destina-se a interessados em Ciência Política, particularmente no fenômeno da política contemporânea na América Latina.
Aos aprovados, será concedido certificado e a concessão de dois créditos válidos para o curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo.
O professor Olivier Dabène é PhD em ciência política e leciona no Instituto de Estudos Políticos de Grenoble desde 2005. Foi diretor do Campus Euro-Latino-Americano da University College of Sciences Po, em Poitiers (2006-2011), diretor do departamento de Ciências Políticas da Sciences Po (2010-2012) e também fundador e presidente do Observatório Político da América Latina e do Caribe.
Convidado em várias universidades no exterior e no Brasil, é também pesquisador do Centro de Estudos Internacionais e de Pesquisa. Seu trabalho centra-se no estado da democracia e da integração regional na América Latina. Publicou extensivamente sobre a região, incluindo recentemente: Atlas de l'Amérique latine (Autrement, 2012); La gauche en Amérique latine (Presses de Sciences Po, 2012); Atlas du Brésil (Autrement, 2013).
- Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail copos.cefor@camara.leg.br ou telefone (61) 3216-7685.
Saiba mais
A Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa da Capes para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu.
O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.
Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a EAE se desenvolve com recursos Capes, que são empregados em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência.
Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes.
A Capes incentiva à formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso também deve contabilizar créditos.
Fonte:
Fundação Capes com informações da Coordenação de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















