Educação
Laboratórios de Cidades Sensitivas abrem inscrições para envio de projetos
Chamada pública
Estão abertas as inscrições para a chamada pública que selecionará projetos de ocupação dos espaços multimídia de dez Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). O prazo de inscrição termina no próximo dia 31 de janeiro.
A iniciativa dá a largada no programa LabCEUs (Laboratórios de Cidades Sensitivas), que visa ocupar os CEUs com atividades que fortaleçam as interações da comunidade com a cidade. Projetos que se relacionem com o cotidiano (mobilidade, coleta de lixo, esporte e alimentação, entre outros) também serão prioritários.
O programa oferece 15 bolsas em todas as regiões do país: dez de R$ 8 mil, para ocupações de dois meses, e cinco de R$ 16 mil, para projetos de quatro meses.
Obrigatoriedade
As atividades devem estimular a inovação e a experimentação metodológica em ensino, pesquisa e produção colaborativa.
É fundamental, ainda, que se alinhem com pelo menos uma das quatro áreas da Economia Criativa e Cultura Digital apresentadas na chamada pública (Comunicação, Espaços e Territórios, Interatividade e Raízes e Tradições). Brasileiros maiores de 18 anos residentes em todo o território nacional podem participar da chamada pública.
Avaliação
As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por representantes do InCiti (Pesquisa e Inovação para as Cidades) e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e do Ministério da Cultura.
Serão avaliados segundo critérios de:
- Relevância social, conceitual e aplicabilidade no município selecionado;
- Criatividade da proposta e viabilidade de execução;
- Articulação e parcerias com organizações socioculturais do entorno dos laboratórios;
- Experiência do proponente em projetos de conhecimento aberto, inovação social e participação cidadã;
- Proposta de documentação das atividades.
As ocupações deverão ser realizadas entre março e junho de 2015, nos CEUs de Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP) ou Sete Lagoas (MG).
Inscrições
As propostas selecionadas serão divulgadas em 19 de fevereiro. O regulamento, seus anexos e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do programa Laboratórios de Cidades Sensitivas. O e-mail labceus@gmail.com está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas.
CEUs e LabCEUS
Os Centros de Artes e Esportes Unificados são complexos educacionais, esportivos e culturais que reúnem, no mesmo espaço, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital em territórios de alta vulnerabilidade social.
Os Laboratórios de Cidades Sensitivas são uma iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Buscam proporcionar ações de ocupações nos Laboratórios Multimídia dos CEUs para articulá-los com seu entorno, conectando tais espaços com a cidade e promovendo ideias sustentáveis de transformação social.
O programa tem como missão a promoção da cidadania por meio de interações sociais e tecnológicas, ativando espaços de criatividade cidadã e produção colaborativa.
Fontes:
Portal da Juventude
Laboratórios de Cidades Sensitivas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















