Educação
Alunos do Instituto Nacional do Câncer participam de aula inaugural
Ensino e pesquisa
Mais de 260 novos alunos e comunidade acadêmica participaram de cerimônia de aula inaugural dos Programas de Ensino do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Hospital do Câncer, no Rio de Janeiro.
Participaram da solenidade, no início do mês de março, coordenadores e professores dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, residência médica, residência multiprofissional, residência em física médica, cursos de aperfeiçoamento aos moldes fellow, mestrado e doutorado em Oncologia.
A coordenação de ensino do Inca é uma das áreas estratégicas de atuação da instituição. Os cursos do Instituto possuem oferta anual regular e ampla estrutura organizacional, caracterizando-se pelo treinamento em serviço. Além disso, a Coordenação planeja e supervisiona a implantação e a avaliação de programas de ensino e eventos científicos.
Em 2013, a Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto recebeu conceito seis na avaliação da Fundação Capes, sendo a única pós-graduação em Oncologia do Brasil a apresentar grau de excelência.
O diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, deu as primeiras saudações aos alunos e discursou sobre os desafios do controle do câncer no Brasil. “Temos uma grande satisfação em recebê-los aqui e estejam certos de que terão uma importante contribuição dessa instituição para a formação, nos anos em que estiverem aqui, e para os anos vindouros”, destacou.
Palestrante
O consultor em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Eugênio Vilaça Mendes, foi o palestrante convidado para a cerimônia e falou sobre ‘As Redes de Atenção à Saúde’. Ele propõe a reflexão a respeito da necessidade de superar a fragmentação do sistema, de organizá-lo corretamente diante das condições crônicas, e de qualificar a atenção primária à saúde como base e centro organizador dessas Redes.
“Devemos sair da gestão da oferta e instituir uma gestão de base populacional, por meio de um sistema que deve estabelecer as necessidades de saúde de uma população específica”, explicou Eugênio Vilaça.
Ensino no Inca
O Instituto Nacional do Câncer, por meio da Coordenação de Educação (CEDC) e da Divisão de Pós-Graduação da Coordenação Geral de Ensino e Pesquisa oferece cursos em nível de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, de Nível Técnico, além de iniciação e aperfeiçoamento científico na área de pesquisa. Conheça os cursos oferecidos.
Abrindo novas perspectivas de ampliação dos processos educacionais, o Inca desenvolve também o ensino de oncologia mediado por tecnologias interativas em cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Na educação de jovens, investe abrindo suas portas para visitação de alunos de graduação e visitando escolas de ensino médio.
Fontes:
Portal Brasil com informações do Blog da Saúde e Instituto Nacional do Câncer
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















