Ciência e Tecnologia
Bolsista conquista prêmio jovem cientista de Portugal
Ciência sem Fronteiras
O estudante de doutorado do programa Ciência sem Fronteira, Thiago Rocha, é o vencedor do 'Prémio Fluviário 2014: Jovem Cientista do Ano 2014'.
O estudante foi premiado pelo artigo "Immunocytotoxicity, cytogenotoxicity and genotoxicity of cadmiumbased quantum dots in the marine musselMytilus galloprovincialis" . Publicado na Marine Environmental Research, é o reconhecimento atribuído ao melhor artigo científico publicado por um estudante.
Publicação
O estudante venceu com a publicação sobre investigação científica nas áreas da poluição aquática, nomeadamente a nanoecotoxicologia, a toxicologia aquática e biomarcadores da poluição aquática.
O artigo demonstra que está sendo aplicado cada vez mais no campo da biologia e das ciências biomédicas nanocristais menores do que dez nanômetros e com propriedades semiconductoras.
Perfil
Thiago é natural do Brasil e desenvolve suas pesquisas no Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, pelo programa Ciência sem Fronteiras, sob a orientação da Professora Maria João Bebianno. Dos cinco prêmios atribuídos pelo Fluviário, é o segundo ganho por estudantes brasileiros.
A premiação recebeu 14 candidaturas, analisadas de acordo com critérios como: mérito científico, clareza e qualidade.
Sobre a premiação
O Fluviário de Mora, localizado na vila portuguesa de Mora, em Portugal, criado em 11 de fevereiro de 2001, é o primeiro grande aquário de água doce da Europa responsável pela premiação.
Através da iniciativa, o Fluviário premia as melhores contribuições científicas para conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais.
Fontes:
Portal Brasil com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Fluviário de Mora
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















