Educação
Capes divulga comunicado sobre Jovens Talentos para Ciência
Iniciação científica
Em função da interpretação equivocada de diversos veículos de comunicação sobre o resultado do último edital do programa Jovens Talentos para Ciência, a Fundação Capes esclareceu em nota que não houve restrição orçamentária para o programa.
O orçamento já estava devidamente previsto no orçamento da Capes e priorizado pelo Decreto nº 8.389, de 07 de janeiro de 2015, que dispõe sobre as despesas liberadas para empenho (regra de 1/12 (um doze avos).
A Capes esclarece ainda que desde a primeira edição do Programa Jovens Talentos para Ciência, em 2012, sempre utilizou a nota de corte de 60 pontos e, desta forma, milhares de candidatos nas duas primeiras edições, que também não atingiram a referida pontuação, não foram selecionados pelo programa, o qual tem o limite máximo de concessão de até 11.000 bolsas.
Sobre o programa
O programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.
Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. Os alunos são selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















