Educação
Federal do Rio Grande do Norte realizará seminário sobre o Pibid
Iniciação à Docência
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte sediará em 20 e 21 de março, no campus Natal Central, o 1º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
O tema central do encontro será "Contribuições do Pibid para as licenciaturas do IFRN". O evento é exclusivo para os bolsistas do programa no instituto.
As inscrições on-line podem ser realizadas até 18 de março. Entretanto as inscrições para minicursos e oficinas serão feitas apenas no local do evento.
O seminário tem como objetivo fazer com que todas as licenciaturas envolvidas no programa tenham a oportunidade de expor e debater o que foi realizado até o momento dentro de cada subprojeto, contribuindo assim para um planejamento ainda mais harmonioso de ações futuras.
Programação
O primeiro dia do evento contará com palestras e mesas redondas de convidados externos que debaterão desde a criatividade – elemento essencial à formação docente – até as condições específicas do ensino básico no Rio Grande do Norte e do ensino superior no IFRN. Também terá uma mesa redonda composta por um bolsista de cada modalidade para discutir o Pibid no Instituto.
O segundo dia contará com diversos minicursos e oficinas ofertados tanto por coordenadores de área quanto pelos próprios bolsistas de iniciação à docência, contemplando cada área envolvida no Programa.
Além disso, haverá exposição de jogos, materiais didáticos e banners já apresentados em eventos nacionais e/ou regionais. Confira a programação completa.
Sobre o Pibid
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O Pibid concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Fundação Capes e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















