Educação
Fundaj realiza curso sobre 'Comunicação e Construção Social da Imagem'
Seminários
O Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizará, a partir desta quarta-feira (18), o curso “Comunicação e Construção Social da Imagem”. As aulas gratuitas serão ministradas no Museu Homem do Nordeste, em Recife (PE), de 14h às 18 horas, até a próxima quarta (25).
O seminário tem como objetivo dar conta da compreensão da imagem em diferentes aspectos que possam contribuir para o aperfeiçoamento das ações educativas realizadas na Fundação Joaquim Nabuco.
As diversas vertentes oferecidas também permitem aos participantes a aproximação com diferentes aspectos e problemáticas da utilização da imagem na sociedade, seja através de instituições, como é o caso dos museus, ou de experiências comunitárias diversas, que evidenciam a transformação, sobretudo pela facilidade de acesso, e os usos da imagem na contemporaneidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo email henrique.cruz@fundaj.gov.br.
Metodologia
Cada seminário do curso contará com a leitura da bibliografia sugerida e exibição de material audiovisual para discussão. Os participantes do curso também terão acesso a coleções de imagens fotográficas do acervo da Fundaj, as quais servirão de objeto de análise durante o curso. Confira abaixo os seis eixos temáticos que serão abordados nas aulas:
- A imagem como memória: Inserir a imagem no campo do conhecimento. A imagem participa do processo de construção de nossas representações, à medida que, pensamos através de imagens. Analisar como as imagens contribuem significativamente para ampliar a compreensão dos processos de simbolização próprios dos universos culturais, através da documentação de aspectos visuais da cultura cujas características transcendem a capacidade de representação através da escrita. Analisar a ascensão da imagem como modo de comunicação dominante no final do século XX.
- A circulação das imagens: Identificar, através do contexto temporal e espacial de produção das imagens, seu caráter informativo, histórico e político. As imagens são produto de um determinado olhar e permitem a abertura do diálogo a partir de diversas interpretações, cada uma também guiada por um universo de códigos. Cabe também nessa temática a discussão sobre a “imagem eficaz” (Guran, Milton), aquela que transmite a informação ao leitor. Discutir os limites e alcances éticos e estéticos da imagem na era digital.
- A imagem constituindo-se em patrimônio: Examinar a integração na imagem na construção do patrimônio material e imaterial. Identificar o processo de transformação de imagens em documento histórico e como estas se articulam às narrativas e são acionadas na construção da memória coletiva e imaginário social. Analisar os diferentes processos de “consagração” das imagens em patrimônio através de experiências institucionais.
- Coleções: Discutir a construção de coleções de imagens enquanto espaço de partilha e construção do conhecimento, fornecendo subsídios nas atividades educacionais no museu, na interpretação das coleções existentes e enquanto instrumento que possibilite a cada leitor dessas imagens a construção de sua própria narrativa, ampliando as possibilidades de leitura e que considerem a trajetória social de quem acede à imagem. Identificar através de acervos e coleções selecionadas, categorias e palavras-chave adequadas para a descrição da narrativa e
- Imagem e agência na era digital: Refletir sobre as possibilidades que as novas tecnologias, através do amplo acesso, trouxeram na construção e apropriação dos meios pela sociedade, mas, sobretudo, essa influência nos grupos e comunidades tradicionais, sujeitos principais dos museus.
- As novas tecnologias e a multiplicidade de experiências com imagens: Conhecer experiências de ações educativas através da utilização de imagens. Identificar novas formas de leitura, apresentação e possibilidades de interação com as imagens, possibilitadas com o advento das novas tecnologias no cotidiano.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















