Educação
Programa Capes e Inmetro prorroga inscrições até 30 de junho
Edital
O Programa Capes/Inmetro prorrogou as inscrições até 30 de junho. A parceria entre a Fundação Capes e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia tem como objetivo ampliar a Rede de Laboratórios Associados ao Inmetro para Inovação e Competitividade (Relai).
Serão selecionados novos laboratórios associados que apresentem potencial para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em cooperação com os setores industrial empresarial ou de serviços. Acesse o edital.
No âmbito do edital, serão consideradas áreas prioritárias as estabelecidas pela política industrial nacional (Plano Brasil Maior) e pela Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, alinhadas aos programas de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação conduzidos pelo Inmetro.
Requisitos
O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve possuir título de doutor há pelo menos cinco anos, e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta.
Além disso, deve ser obrigatoriamente o coordenador da proposta; e ter vínculo formal com a instituição de execução da proposta. A proposta deverá ser apresentada na forma de projeto claramente caracterizado como de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para fins de inovação.
Benefícios
Serão concedidas aos projetos selecionados bolsas no país, nas modalidades de pós-doutorado e Professor Visitante Sênior (PVS); e bolsas no exterior: estágio pós-doutoral; e Estágio Sênior.
Contrapartida
As demais despesas da proposta deverão ser de responsabilidade do proponente/instituição de execução da proposta e demais instituições parceiras, a título de contrapartida.
Sobre a Relai
Criada em 2013 pelo Inmetro, a rede possui atualmente projetos em laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
No instituto de Materiais Cerâmicos da UCS, estão sendo feitas pesquisas para buscar materiais alternativos para a indústria, como cerâmicas, compósitos e cimentos de alta qualidade, com baixo impacto ambiental e com ciclo sustentável, com o apoio da multinacional Netzsch GmbH, empresa alemã fabricante de instrumentos de análise térmica.
Já na UFMG, o Laboratório de Nanoespectroscopia (LabNS) trabalha no desenvolvimento de um método inovador para analisar a emissão de particulados emitidos no ar por empresas de mineração, e de novos equipamentos para análise química e estrutural.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Fundação Capes e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















