Educação
Toma posse o novo reitor do Instituto Federal do Amazonas
Cerimômia
Tomou posse o novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Antônio Venâncio Castelo Branco. Ele foi eleito para substituir João Martins Dias, que se aposentou compulsoriamente.
A cerimônia nesta terça-feira (17) contou com a presença do ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres.
De acordo com Costa, o Amazonas é uma região rica e complexa, e os gestores do Ifam têm colaborado para o avanço e o crescimento da educação profissional e tecnológica na região. “O instituto tem um compromisso com o ensino técnico e com a formação de professores em todo o estado, atuando em 15 campi”, disse.
Perfil
Antônio Venâncio Castelo Branco é graduado em Engenharia Civil e mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Pela rede federal, licenciou-se na área de construção civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) e é pós-graduado em instalações prediais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Atualmente, é doutorando da Universidad de la Empresa (UDE), em Montevidéu, no Uruguai.
O reitor foi gerente educacional na Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam), diretor de ensino e vice-diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM), pró-reitor de ensino e de desenvolvimento institucional, além de ter ocupado por nove meses o cargo de reitor substituto, até sua nomeação em março de 2015.
Sobre o Ifam
O Instituto, estruturado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas e das Escolas Agrotécnicas Federais de Manaus e São Gabriel da Cachoeira, atualmente é composto por dez campi: Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Lábrea e Tabatinga.
O Ifam tem como missão promover com excelência educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia. Atualmente, é veiculado ao Ministério da Educação, e supervisionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















