Educação
UnB recebe inscrições em programas de assistência estudantil
Ensino superior
Estão abertas inscrições para solicitação de bolsas de assistência estudantil da Universidade de Brasília (UnB). Para participar estudantes devem realizar o procedimento de inscrição on-line até 15 de junho. Acesse o edital de Avaliação Socioeconômica.
Ao todo, são sete programas de assistência estudantil, assegurados pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Entre eles, o estudante poderá solicitar: bolsa-alimentação, auxílio-socioeconômico, vale-livro, acesso à língua estrangeira, moradia estudantil da graduação, moradia estudantil da pós-graduação e bolsa-permanência do MEC.
Nesta edição, a UnB prevê número de alunos contemplados e a institucionalização de benefícios para estudantes que possuem filhos.
Inscrição
A antecipação do edital divulgado pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), no início do mês, foi estabelecida a fim de resguardar, desde os primeiros dias de aula, os direitos dos estudantes em situação de vulnerabilidade.
Interessados em participar devem preencher o formulário disponível no Sistema de Assistência Estudantil WEB (Saeweb) e entregá-lo assinado, junto com a documentação exigida, no Serviço de Programas Sociais da Diretoria de Desenvolvimento Social (SPS/DDS), presente em todos os campi da UnB. Os resultados saem semanalmente, às quintas-feiras.
Requisitos
“Nós damos prioridade aos estudantes oriundos das cotas sociais, que são os alunos que vêm de escolas públicas cujas famílias possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio”, pontuou a decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo.
De acordo com a gestora do DAC, quanto menor a renda per capita da família do candidato, maior é a probabilidade de acesso aos programas de assistência estudantil.
Expansão
O índice de estudantes beneficiados com os programas do DAC tem crescido pelo menos desde 2012, quando o número de bolsas-alimentação cedidas, por exemplo, subiu de quase 2 mil para pouco mais de 2,6 mil.
A expectativa do decanato é de que, neste ano, o aumento seja de 30%, valor similar ao alcançado em 2012 e sete pontos maior do que o realizado no ano passado, quando o número de estudantes beneficiados com o auxílio-alimentação chegou a 4.182.
Confira abaixo mais informações sobre alguns dos programas de assistência que atende aos campi: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Faculdade UnB Ceilândia, Faculdade UnB Gama e Faculdade UnB Planaltina:
- Alimentação gratuita no Restaurante Universitário (RU): permite a todos os estudantes dos cursos presenciais de graduação e de pós-graduação acesso gratuito às refeições (café da manhã, almoço e jantar) servidas nos Restaurantes Universitários (RUs).
- Auxílio-Alimentação: repasse mensal de recurso no valor de R$ 304,00 a todos os estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dos cursos de graduação presenciais da Faculdade UnB Planaltina (FUP).
- Moradia estudantil: destinado aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação, cujas famílias residam fora do Distrito Federal e não possuam imóveis no respectivo estado.
- Auxílio socioeconômico: destinado a estudantes dos cursos presenciais de graduação da UnB com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais, contribuir para a permanência, evitar a retenção e promover a diplomação. Consiste em auxílio mensal no valor de R$ 465,00.
- Vale Livro: desenvolvido em parceria com a Editora da UnB que disponibiliza aos estudantes de graduação e de pós-graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica 05 vales por semestre, com desconto de 10%, além dos 40% concedidos à comunidade acadêmica.
- Acesso a Língua Estrangeira: desenvolvido em parceria com DEX/Escola UnB Idiomas, que disponibiliza aos estudantes em cada semestre letivo, até duas vagas por turma, nos cursos de línguas oferecidos pela escola, com isenção de mensalidade. As inscrições são realizadas na Escola UnB Idiomas de acordo com calendário próprio.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Universidade de Brasília
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















