Educação
Plataforma on-line oferecerá apoio à pesquisa em escolas públicas
+Science
Um grupo de estudantes brasileiros criou uma plataforma on-line para apoiar atividades de desenvolvimento científico em escolas públicas brasileiras. A iniciativa, chamada +Science, tem como objetivo intermediar o contato de professores do ensino médio da rede pública de ensino com estudantes de mestrados e doutorados apoiados pelo governo brasileiro
A plataforma foi idealizado pelos pesquisadores Carolina Caretti (doutora em literatura pela Universidade Estadual Paulista), Eimard Nascimento (doutor em matemática pela Universidade de Aveiro), Cristiano Reis (doutor em engenharia de biossistemas pela University of Minnesota) e Esequiel Mesquita, (bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes) no doutorado em engenharia civil na Universidade do Porto, em Portugal).
O projeto também conta com 44 pesquisadores voluntários cadastrados, e duas escolas cearenses participando: a Escola de Ensino Médio de Irauçuba e a Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno, no Trairi.
De acordo com os pesquisadores, todo o trabalho é voluntário e, inicialmente, o ganho aos participantes se dá na forma de experiência ao orientar os projetos, pois muitos dos participantes ainda não contam com vivência efetiva com o ensino.
Interessados
Os professores interessados devem preencher o formulário online com os dados da escola, grupo de alunos envolvidos e principais interesses científicos, juntamente com uma breve proposta de projeto de pesquisa, com, no máximo, três páginas, contendo título, grupo de trabalho (alunos e outros professores), área de concentração, introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados e bibliografia.
Os estudantes de mestrado e doutorado interessados devem preencher o formulário PhD Action com seus dados acadêmicos e principais áreas de atuação. Para realizar a inscrição é necessário confirmar a disponibilidade de uma hora semanal para apoiar os grupos de pesquisas das escolas públicas brasileiras.
Acesse a página da +Science
Fonte:
Porta Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















