Educação
“Enem vai me fazer chegar nos meus objetivos”, diz candidata
Exame único
Há dois anos no cursinho para tentar entrar na faculdade de medicina, Clara Demeneck, 19 anos, foi com toda a família, até com o cachorro, neste sábado (24), para o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Brasília, no Distrito Federal. Sua facilidade com crianças definiu o que ela pretende fazer como profissão: quer ser pediatra.
Para Clara, a prova do Enem ajuda os brasileiros a chegar perto de seus objetivos, já que, com a nota obtida na avaliação, estudantes podem tentar a seleção de várias universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
“Agora eu posso fazer uma prova e ir para qualquer lugar do País. Não precisar viajar para fazer vários vestibulares facilita muito para todo mundo. Isso tornou o acesso às universidades mais unânime”, conta.
Ela ainda lembra que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra forma de ajudar a quem não tem condições financeiras para levar a frente uma faculdade. Para o acesso ao programa, também é levando em conta a nota do Exame. “O Fies amplia a educação para todo mundo, assim como o Enem”, comentou.
A estudante acredita que o Enem é uma boa prova para levar à faculdade. “Não acho que seja a difculdade que elime os candidatos, mas sim a concentração que a prova exige, por causa do texto”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















