Educação
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação recebe prêmio da CGU
Concurso de Boas Práticas
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) venceu o 3º Concurso de Boas Práticas, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), na categoria Aprimoramento dos Controles Internos, pelas iniciativas desenvolvidas parar supervisionar obras da Educação Básica. O FNDE também teve ações reconhecidas pelo prêmio da CGU nas duas edições anteriores.
O concurso considerou que o sistema Obras 2.0, do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), modifica a maneira como as obras da Educação Básica são monitoradas. O módulo elimina a necessidade de documentos em papel ou de visitas in loco. Os gestores municipais inserem nele informações a que os técnicos do FNDE terão acesso.
O monitoramento prevê a marcação das obras em um mapa segundo suas coordenadas. Além disso, o Obras 2.0 armazena fotos de todo o histórico de visitas para vistoria. Dessa forma, concluiu a CGU, é possível obter mais transparência e controle no repasse de recursos.
O 3º Concurso de Boas Práticas da CGU foi cotejado em cinco etapas e em cinco categorias: Aprimoramento das Auditorias Internas; Aprimoramento dos Controles Internos; Aprimoramento das Apurações Disciplinares e de Responsabilização de Entes Privados; Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria e Promoção da Transparência Ativa e ou Passiva.
A organização selecionou as três melhores práticas entre 66 iniciativas inscritas e levou em consideração critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa para a efetividade, simplicidade e replicabilidade.
A solenidade de premiação está prevista para a próxima quarta-feira (9), em Brasília, dia em que se celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção.
Fonte: FNDE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















