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Educação

Projeto do Ifam traduz lendas amazônicas para Libras

Acessibilidade

A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) na cidade de Maués, no Amazonas
por Portal Brasil publicado: 28/09/2016 10h10 última modificação: 28/09/2016 13h24

Projeto do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) está recontando as lendas amazônicas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Desenvolvida em parceria com o Centro de Convivência do Idoso de Maués, cidade do Amazonas, a iniciativa traduz para Libras a história de personagens como Matita Pereira, Jurupari, o Boto e o curandeiro Anselmo ou que narram de forma mitológica a origem do rio Maués e do fruto do guaraná.

“Poucas famílias têm cursos ou formação em Libras para conversar com o filho. Aqui, em Maués, eles usam muitos gestos caseiros”, comenta o professor do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) Maxmiliano Batista de Barros, coordenador do projeto Tradução de lendas amazônicas: do português para Libras.

Alunos do curso de tecnologia do Ifam atuam como voluntários na ação, que pretende dar à comunidade de surdos do Estado a oportunidade de conhecer a sua cultura.

Composto por mais de 200 comunidades rurais, o município de Maués está localizado a 356 km de Manaus. A cidade, considerada de porte médio, possui cerca de 53 mil habitantes, dos quais 14 mil têm algum tipo de deficiência leve, moderada ou severa. Os dados foram apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no censo de 2010, ano a partir do qual o campus de Maués passou a receber alunos com distúrbios de audição.

Há 2 mil surdos no município, de acordo com levantamento feito em 2013. “Estamos mostrando para o município que há surdos e que eles têm direito a uma educação de qualidade. Esse trabalho faz com que outras pessoas criem o interesse em se capacitar em Libras”, relata o professor Maximiliano de Barros.

“Nossas lendas amazônicas têm um requinte educativo ao modo caboclo, era como o indígena educava suas crianças e adolescentes”, lembra Barros. “Eles são um povo místico e supersticioso, as lendas vinham como um aviso, uma lição”, acrescenta, ao defender que a temática pode ser trabalhada em outras disciplinas, como história, geografia e filosofia, por exemplo.

Segundo o professor, atualmente estão matriculados na rede estadual de Maués 11 alunos surdos. Na escola estadual Santina Felizola foram contratados três intérpretes de Libras. “Isso já foi um grande avanço para o município, e agora estamos lutando, enquanto instituto, para que nossos alunos também tenham esse acompanhamento.”

O projeto apresenta as lendas ao vivo, mas a proposta é, em 2018, transformar o material em um livro acessível, com versões em Libras, braile e em vídeo, para publicação na internet.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação (MEC)

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