Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2017 > 11 > Segundo dia do Enem 2017 terá questões de ciências exatas

Educação

Segundo dia do Enem 2017 terá questões de ciências exatas

Exame

Provas começam às 13h30, no horário de Brasília, com 90 questões objetivas. Os portões fecham pontualmente às 13h. Gabarito será divulgado na próxima quinta-feira (16)
publicado: 12/11/2017 12h53 última modificação: 12/11/2017 14h06

Foto: Mariana Leal/ MEC

Segundo dia do Enem 2017 terá questões de ciências exatas

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, neste domingo (12), trará aos candidatos provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. A aplicação começa às 13h30 e termina às 18h (horário de Brasília). Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões objetivas.

De acordo com o Ministério da Educação, o Enem tradicionalmente segue o horário de Brasília e, por isso, os candidatos devem ficar atentos. “Com o horário de verão, o Brasil tem, neste momento, quatro fusos horários diferentes. Em estados com fuso diferente do oficial, o participante deve adiantar o relógio”, explica, em nota, o órgão.

O Instituto Nacional de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou uma lista com outras dicas valiosas para não correr o risco de se atrasar ou perder o exame. No último domingo (4), primeiro dia de prova, 30,2% dos candidatos inscritos não compareceram e 273 pessoas foram eliminadas.

Saiba mais: confira dicas para não se atrasar para o fechamento dos portões ou ser eliminado do exame

Divulgação do gabarito

O Inep divulga, na próxima quinta-feira (16), o gabarito oficial do exame. A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Isto é: itens que grande número de candidatos acertaram serão considerados fáceis e valerão menos pontos.

Da mesma forma, itens que muitos candidatos erraram valerão mais pontos para quem acertou. Assim, candidatos com o mesmo número de acertos podem ter pontuações diferentes e não é possível, apenas com o gabarito, calcular a nota final. O Inep deve disponibilizar o Boletim de Desempenho em 19 de janeiro de 2018.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil, do Ministério da Educação e do Inep

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil