Formação de empreendedores
As várias funções que um empreendedor exerce exigem preparo. Para isso, cursos de formação e treinamento são oferecidos de forma presencial e a distância por instituições como Sebrae e FGV
Relacionados
Formação de empreendedores
Empreender exige preparo: controlar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e parceiros, contratar e motivar funcionários, analisar o mercado, fechar contratos e prospectar são algumas das atividades dessa função. E a capacitação é uma das principais ferramentas para encontrar os meios de saber o que fazer - e como fazer - a fim de tornar a empresa bem sucedida.
A importância da capacitação empresarial e tecnológica na redução da taxa de mortalidade das empresas é comprovada por estudos que demonstram que a experiência não é pré-requisito para a abertura de empresas de sucesso. A capacitação compensa a falta de experiência e reduz o risco na gestão de negócios.
Existem no mercado diversos cursos de formação, qualificação ou treinamento de pequenos empresários. Além do Sebrae, entidades de classe, escolas de administração, consultorias empresariais e até empresas privadas vêm nos últimos anos promovendo cursos continuados ou eventuais para as MPEs interessadas.
Segundo especialistas, o perfil empreendedor pode ser adquirido e esse estímulo deveria ser implantado desde o Ensino Básico. Algumas instituições e universidades oferecem conhecimento empreendedor e inovador aos seus alunos, como o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (FGV-Cenn), que promove eventos, competições, publicações, cursos e pesquisas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o seu potencial como empreendedoras.
O Sebrae oferece cursos gratuitos e subsidiados. Alguns são realizados em salas de aula, outros a distância, pela internet. São treinamentos que vão desde análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor, Qualidade e Gestão até Atendimento ao Cliente e Visão Estratégica do negócio para quem está começando. Veja os programas de cursos a distância do Sebrae.
O programa Sebrae Mais é voltado para a empresa com mais de dois anos de funcionamento. Ele oferece consultoria individualizada por empresa, workshops, capacitação, palestras e encontros direcionados para empresários que buscam práticas mais avançadas de gestão.
Fontes:
Matriz Educacional Sebrae
Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV
Sebrae Mais



