Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Startup

Perfil arrojado é marca dos fundadores das startups, negócios que buscam conquistar mercado consumidor e crescer de forma bastante acelerada

Startup

O conceito de startups tem origem nos EUA e significa empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros.

As startups de base tecnológica estão entre as mais comuns, têm modelos de negócios diferenciados e inovadores e procuram investimento para crescer rápido em um curto espaço de tempo. Elas passaram a fazer parte do imaginário dos empreendedores principalmente após a década de 1980, quando profissionais, engenheiros ou estudantes norte-americanos iniciaram empresas em suas casas e fizeram fortuna. Google, Apple e Flickr são exemplos de startups de sucesso mundial. Empresas como o site de comparação de preços Buscapé e o Peixe Urbano, de compras coletivas, mostram que o conceito já chegou ao Brasil.

SXC Startups buscam conquistar mercado consumidor e crescer de forma bastante acelerada Ampliar
  • Startups buscam conquistar mercado consumidor e crescer de forma bastante acelerada

Para Marco Gomes, fundador da boo-box, startup brasileira que trabalha com anúncios em sites e redes sociais e foi considerada uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2013, é preciso dedicação para esse tipo de empreendimento. “Muitos empreendedores desenvolvem grandes ideias, mas têm receio de oferecê-las ao público, de não serem bem aceitas ou não serem rentáveis. Fundar uma startup significa trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, com muita disposição de aprender, inovar e empreender”, conta Gomes.

Se esse tipo de empresa começa com alto grau de risco e incerteza, o modelo de negócios com escalabilidade e crescimento rápido traz retornos significativos para seus donos. Para isso, o perfil arrojado é uma marca dos fundadores desses negócios que precisam conquistar o mercado consumidor e manter um ritmo acelerado de expansão.

Além disso, para obter sucesso no negócio, é necessário saber o momento de arriscar e o momento de trabalhar no planejamento da empresa. “Ter um milhão de ideias e não aproveitá-las leva à frustração. Quando se tem um objetivo, precisa fazê-lo acontecer. O melhor caminho é focar, sentar na cadeira e trabalhar”, sugere o fundador da boo-box.

Quem quer colocar sua startup em prática com financiamento externo pode contar com novas alternativas que surgiram no Brasil nos últimos anos. Incubadoras de empresas, agências de fomento, como FINEP, e investidores anjos são fontes de apoio financeiro e institucional. Existem também os investidores de capital de risco (Venture Capital), no qual o investidor compra uma parte da empresa e participa diretamente na gestão do negócio.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Startups
Prime- Finep: programa que apoia empresas nascentes
Abvcap: Associação Brasilera de private equity e venture capital
Banco de dados com as startups brasileiras

 

Avalie este conteúdo:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro