Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sustentabilidade

Economia de energia, redução de desperdício e planejamento eficiente da produção podem ampliar a competitividade das empresas

Relacionados
Sustentabilidade

A introdução do conceito de sustentabilidade nas empresas é relativamente nova e busca equilibrar lucros com preservação ambiental. Os “negócios sustentáveis” se baseiam em um modelo de gestão que considera o lucro, mas também as pessoas e o planeta. É o chamado tripé da sustentabilidade ou o “triple bottom line” (People, Planet and Profit).

Independente do porte, cada vez mais empresas assumem esse modelo de gestão e compromissos sociais e ambientais, seja pela consciência de seus donos, as exigências regulatórias dos governos ou mesmo a cobrança dos consumidores.

“A empresa sustentável é capaz de responder ao desafio do nosso tempo, em que a escassez dos recursos naturais redesenha as operações de negócios”, explica Ricardo Voltolini, diretor da consultoria Ideia Sustentável.

A sustentabilidade virou um fator de competitividade para as empresas e pode estar em todas as etapas do negócio, desde a economia de energia até a redução de desperdício e o planejamento eficiente da produção. O ambiente de trabalho, por exemplo, deve ser foco de todas as pessoas que fazem parte de uma empresa. Para isso, é necessário empenho e, principalmente, consciência.

As atitudes sustentáveis podem ir da economia de papel ao uso eficiente da iluminação. Algumas iniciativas simples podem ser tomadas para tornar as empresas mais sustentáveis:

- Nos banheiros e no lavatório é mais econômicos instalar torneiras com sensores de funcionamento automático.

- No escritório, economizar papel significa evitar a produção de resíduos e diminuir a derrubada de árvores. Use os dois lados de uma folha quando puder e imprima somente o que for necessário.

- Os funcionários podem se mobilizar para implantar um programa de coleta seletiva na empresa. O descarte de copos plásticos para beber água também pode ser reduzido se cada trabalhador levar uma caneca ou garrafinha de casa.

- O uso do ar-condicionado é outro ponto em que pode haver grande economia. Esses aparelhos devem ser instalados longe de espaços em que bata sol e, quando estiverem ligados, as janelas e as portas do ambiente devem ser fechadas. Se o local de trabalho tiver janelas grandes e boa ventilação natural, o ar-condicionado pode ser poupado. 

Fontes:
Sebrae - Sustentabilidade no Varejo
Ideia sustentável

Avalie este conteúdo:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro