Esporte
Manaus
Monumento Abertura dos Portos na Praça São Sebastião tendo ao fundo o Teatro Amazonas, maior símbolo do apogeu econômico de Manaus
A cidade de Manaus nasceu ao redor da Fortaleza de São José do Rio Negro, construída em 1669 para garantir o domínio da coroa portuguesa na região. O Rio Amazonas, que foi motivo de conflito na área, até os dias de hoje é uma das principais vias de transporte, além de ser essencial para a economia e preservação da fauna e flora da Amazônia.
O turismo é uma das importantes fontes para o incremento da economia da cidade, com inúmeros atrativos naturais. Alguns pontos culturais e de belezas da natureza que merecem ser visitados são Teatro Amazonas, Ponta Negra, Alfândega e Guardamoria, Biblioteca Pública do Amazonas; Boi-Manaus: A Festa de Aniversário da Cidade, Arquipélago de Anavilhanas, Encontro das Águas, Bosque da Ciência e o Jardim Botânico Adolpho Ducke. O Festival de Parintins é um evento que também atrai muitos turistas para a cidade.
O Rio Amazonas (que concentra 20% de toda água doce do planeta) garante a sobrevivência de um incalculável banco genético, além de enormes jazidas de minérios, gás e petróleo. Manaus conserva 98% da sua área verde natural.
Com o sétimo maior PIB do Brasil, Manaus ainda conta com a sua Zona Franca e suas empresas de tecnologia para incrementar os ganhos.
Localizada na região da maior bacia hidrográfica do Brasil, com mais de 2 mil espécies de peixes, a culinária de Manaus valoriza-se especialmente por seus pescados. Outro ponto marcante para a cozinha local é a influência indígena misturada à europeia. A proximidade da Amazônia também garante o uso de muitas ervas e produtos típicos da floresta. Entre os pratos principais estão a caldeirada de peixe e o tacacá. Um dos temperos tradicionais da região é o tucupi.
Com o objetivo de fazer uma Copa do Mundo caracterizada pela sustentabilidade, Manaus pretende ampliar a infraestrutura de turismo nas Unidades de Conservação da Amazônia (UC). Sete unidades foram identificadas como prioritárias: RDS do Uatumã, Amanã, Juma e Rio Negro, Parques Estaduais do Rio Negro (Setor Norte e Sul), além das APAs do Rio Negro e da Caverna Maroaga. Em todas elas, o visitante pode adentrar pelas belezas naturais locais.
O turismo em unidades de conservação existe há mais de 20 anos no Amazonas (Estado do qual Manaus é a capital), e, aproximadamente, 10 mil turistas visitam esses pontos mensalmente, de acordo com dados da Secretaria de Turismo do Amazonas (AmazonasTur).
Dados Gerais
Fundação: 24 de outubro de 1669
Área: 11.401,058 km²
População: 1.738.641 habitantes
Densidade: 149,9 hab/km²
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 27.214.213 mil
Principais times de futebol: Nacional e São Raimundo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















