Esporte
Primeira obra dos Jogos Olímpicos de 2016 será inaugurada neste sábado
O bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, receberá no próximo sábado (6) o Parque dos Atletas, espaço que será utilizado nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 como área de convivência e de lazer dos competidores. O empreendimento é o primeiro a ser entregue pela Prefeitura do Rio de Janeiro após o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciar, em outubro de 2009, a cidade como sede das Olimpíadas. O espaço fica em frente à Vila Olímpica, na Zona Oeste.
Com 250 mil metros quadrados, às margens da Lagoa de Jacarepaguá, a obra custou R$ 37 milhões e será inaugurada um dia depois da marca de cinco anos para o início dos Jogos.
Em acordo firmado entre a prefeitura e empresas privadas, o espaço também servirá para acolher a quarta edição do megaevento Rock in Rio, previsto para ocorrer nos meses de setembro e outubro deste ano. Após as Olimpíadas, o plano é transformar o terreno numa área de eventos administrada pela Riotur, empresa de turismo do Rio.
Segundo o secretário de Obras, Alexandre Pinto, a área do Parque dos Atletas precisou ser aterrada para suportar a estrutura dos palcos e permitir a circulação do público. “Elevamos o nível do terreno e fizemos um sistema de drenagem. Não vai existir aquele lamaçal”, disse o secretário. A próxima obra olímpica a ser concluída será a Transoeste, via de ligação entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca, com um custo estimado de R$ 800 milhões.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















