Esporte
Congresso internacional reúne gestores do esporte em Brasília
O 1º Congresso Internacional e o 4º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte estão sendo realizados em Brasília, até sexta-feira (18), com o tema Gestão Profissional do Esporte, Qualificação Profissional e a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Os eventos ocorrem simultaneamente no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os debates e palestras tem como foco o aperfeiçoamento da gestão esportiva no Brasil e a criação de legados para a população.
Durante os próximos anos, Brasília irá receber grandes eventos esportivos como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014, a Copa América de 2015 e as Olimpíadas de 2016. “Promover eventos como estes é importante para que haja um legado para a cidade após as grandes competições esportivas. Para que isso ocorra, dependemos de pessoas capacitadas”, destacou o secretário de Esporte do Distrito Federal, Célio René.
Segundo o professor Paulo Henrique Azevedo, da Universidade de Brasília (UnB), idealizador e organizador dos congressos, o Brasil deixa de receber investimentos por falta de gestores que organizem eventos de impacto, como, por exemplo, a Copa do Mundo. “A maior parte dos grandes investidores têm medo de empregar seu dinheiro sem que haja um gestor qualificado”, explicou.
Paulo Henrique Azevedo destaca que uma gestão de qualidade reduz gastos indevidos como, por exemplo, a compra de equipamentos de baixa qualidade e diminui a possibilidade de corrupção nas ações públicas. “Somente a qualificação na gestão já reduz e muito a possibilidade de superfaturamento e corrupção nas obras. Isso sem que se criem mecanismos específicos para o combate à corrupção”, observou.
Palestrantes
Entre os convidados para as palestras estão Gustavo Pires, professor da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), Michel Raspaud, professor da Université Joseph Fourrier (França), Lamartine Pereira da Costa, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Gomes, consultor do Comitê Olímpico Brasileiro, Antonio Carlos Bramante, consultor do Serviço Social da Indústria (Sesi), Martinho Neves Miranda, membro da Comissão de Direito Esportivo da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro e Luiz Carlos Marcolino, gerente Nacional do Sesi.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















