Esporte
Brasil conquista mais quatro vagas olímpicas no final de semana
O final de semana rendeu mais quatro vagas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Três atletas do atletismo conseguiram o índice olímpico em suas provas e no levantamento de peso Fernando Saraiva, beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, garantiu a segunda vaga nacional na modalidade.
No Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, disputado no último domingo (20) no Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro, Rosângela Santos conseguiu o índice olímpico na prova dos 100m após três tentativas nos GPs de Belém, Fortaleza e São Paulo. A brasileira terminou a prova com o tempo de 11s21, um milésimo a menos do índice de 11s22 definido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).
Ainda na capital fluminense, a bolsista Laila Ferrer conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo e garantiu a primeira vaga brasileira na modalidade nos Jogos de Londres. A atleta terminou a prova com a marca de 60,21m, superando a cubana Yanelis Ribiaux, com 57,02m, e a brasileira Jucilene Sales, com 56,48m. O índice olímpico estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) é de 59,75m.
A terceira vaga do atletismo veio no Campeonato Estadual de Adultos, disputado entre os dias 18 e 20 de maio, em São Paulo. Andressa Oliveira, do arremesso de disco, encerrou a prova com a marca de 62,63m, superando o índice olímpico de 62m e estabelecendo o novo recorde sul-americano da especialidade.
A marca anterior era de Elisângela Maria Adriano, com 62m, alcançados em julho do ano passado. No masculino, Ronald Julião já havia conquistado o índice B da prova, que garante apenas um atleta da modalidade por País. Com o índice A, o Brasil poderá levar três representantes para os Jogos Olímpicos.
Além das vagas conquistadas, Diego Gomes também fez o índice B nos 800m e disputa a vaga olímpica com Diomar de Souza, que garantiu o tempo mínimo da prova em abril deste ano. Os atletas aguardam a convocação da Cbat, que definirá o nome que representará o Brasil nas Olimpíadas.
Levantamento de peso
No levantamento de peso, o Brasil encerrou o pré-olímpico da Guatemala com saldo positivo. Após a vaga de Jaqueline Ferreira, conquistada na última quinta-feira (17), foi a vez do bolsista Fernando Saraiva também carimbar o passaporte para Londres. Para o atleta, medalha de ouro na categoria acima de 105 kg no Pan-Americano de Guadalajara, a vaga olímpica pesou exatos 410 kg.
Com os resultados, o Brasil terminou em segundo lugar no quadro geral da competição, com 135 pontos. Também garantiram a vaga olímpica no levantamento de peso o Equador (campeão, com 156 pontos), Estados Unidos, Guatemala, Venezuela e Chile.
Apesar de serem os responsáveis pela conquista das vagas, ainda não é certa a participação de Jaqueline e Fernando na delegação brasileira que irá à Londres. A decisão dos nomes que representarão o País em Londres será tomada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) de acordo com o ranking nacional.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















