Esporte
Centenário de nascimento de Nelson Rodrigues
Jornalista e dramaturgo, Nelson Rodrigues completaria 100 anos nesta quinta-feira (23)
Nascido em Pernambuco em 1912, Nelson Rodrigues era o quinto de uma família de quatorze filhos. Ingressou no jornalismo por influência de seu pai, o jornalista Mario Rodrigues que, ao migrar para o Rio de Janeiro, fundou o jornal "A Manhã", onde Nelson começou sua carreira jornalística, aos 13 anos de idade. Em 1929, tendo perdido "A Manhã" para seu sócio, Mário Rodrigues lança o jornal "Crítica".
Com textos que misturavam prosa e poesia, mesmo em reportagens policiais e esportivas, Nelson ganhou a atenção de leitores e críticos e, sua aproximação com artistas cariocas o fez escrever textos também para o teatro. Sua primeira peça foi A Mulher Sem Pecado, em 1941.
Desde seu primeiro texto até o mais famoso deles, Vestido de Noiva, Rodrigues enfrentou preconceitos falando daquilo que a sociedade brasileira recomendava não abordar, como o adultério e a boemia.
Conquistou o respeito dos artistas e o aplauso do público, tornando-se, depois de sua morte, o dramaturgo brasileiro mais representado do país.
Logo após Vestido de Noiva vieram Álbum de família, Anjo Negro, Senhora dos Afogados e, entre outros grandes sucessos, muitos deles transformados em filmes e séries de televisão, destacaram-se na obra de Nelson Rodrigues, morto em 1980, as peças Boca de Ouro, Beijo no Asfalto, Otto Lara Resende ou Bonitinha mas Ordinária, Os 7 Gatinhos e Toda Nudez Será Castigada. Na cena rodrigueana, apesar das fortes tintas realistas, os diálogos se alternam para compor um cenário poético que recria o cotidiano.
Depois de um aneurisma na aorta e passar por três cirurgias, Nelson Rodrigues morreu no dia 21 de dezembro de 1980. Foi enterrado com a bandeira do Fluminense. Deixou seis filhos: Jofre, Nelson, Maria Lucia, Paulo César, Sonia e Daniela.
Confira edição especial da Revista Brasilis sobre a vida do cronista esportivo Nelson Rodrigues
Acompanhe a vida do autor na Linha do Tempo
Leia mais:
Confira página especial sobre Nelson Rodrigues
Publicado resultado do Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico
Funarte lança edital para montagens de peças de Nelson Rodrigues
Fontes:
Funarte
Livro 100 Brasileiros (2004)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















