Esporte
Aberta seleção para formadores e coordenadores regionais de programas esportivos e de sáude
As inscrições para os cargos de formadores e de coordenadores regionais do Sistema de Monitoramento e Avaliação dos programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável, do Ministério do Esporte, estão abertas até o dia 30 de novembro. De acordo com os editais lançados pelo ministério e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão dez vagas – cinco para cada categoria de bolsista.
Podem se inscrever para a seleção dos dois editais os servidores ativos e aposentados de instituições federais de ensino, além de alunos matriculados regularmente em disciplinas isoladas oferecidas por cursos de pós-graduação de universidades federais. Os detalhes sobre os requisitos para inscrição encontram-se no site da UFMG.
Sistema de Formação
O Sistema de Formação do Ministério do Esporte trabalha com a capacitação de todos os agentes sociais do Pelc e do Vida Saudável (módulos introdutório e avaliação I e II), que são desenvolvidos no decorrer da implantação e desenvolvimento das ações. O sistema foi criado em 2003 e, desde 2010, é realizado em parceria com a universidade.
Atualmente, o sistema conta com 20 formadores, que deverão estabelecer contato direto com as instituições que desenvolvem o Pelc e o Vida Saudável, realizando o acompanhamento pedagógico e auxiliando nos módulos de formação. O formador terá direito a uma bolsa no valor de R$ 3 mil, do qual ainda é descontado o Imposto de Renda (IR) previsto em lei. A seleção possui três etapas: análise curricular, avaliação da proposta de formação e entrevista.
Neste ano, o programa conta com mais cinco vagas para atender projetos selecionados na última chamada pública, que atenderão as necessidades das regiões Nordeste (Ceará, Maranhão, Piauí ou Rio Grande do Norte), Sul (Paraná) e Centro-Oeste.
Sistema de Monitoramento e Avaliação
Já o edital para seleção de bolsistas do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Pelc e do Vida Saudável prevê cinco novas vagas para coordenadores regionais: duas para a região Nordeste, uma para região Norte e Centro-Oeste, duas para o Sul e uma para a Sudeste. Os selecionados atuarão nos projetos a fim de atender à demanda da equipe gestora dos programas na área de convênios, tanto de forma presencial quanto virtual.
Entre as atribuições dos coordenadores estão a realização de estudos sobre o processo didático e pedagógico para posterior aplicação nos núcleos de atendimento; o acompanhamento das atividades de execução e formação dos agentes sociais que irão atuar nos núcleos em âmbito regional; e a construção, o embasamentos e a implementação de elementos de avaliação do Pelc e do Vida Saudável.
O valor bruto da bolsa para coordenador regional é de R$ 4 mil, sem desconto do Imposto de Renda, e o processo seletivo é feito em duas fases: análise curricular e entrevista.
Inscrições
Para os dois processos, as inscrições serão feitas no Centro de Estudos de Lazer e Recreação da UFMG, situado no Prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupaciona - no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais - de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, de 14h às 18h.
Também serão aceitas inscrições pelos Correios (via Sedex). Deve estar especificando no envelope “Centro de Estudos de Lazer e Recreação – Projeto de Formação do PELC e Vida Saudável”. A data limite de postagem será até o dia 30, último dia de inscrição.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















