Esporte
Reino Unido compartilha experiências para organização de Jogos Olímpicos no Brasil
Autoridades do governo britânico estão no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (23) e ficam até o sábado (24) para transferir conhecimento técnico sobre a organização dos Jogos Olímpicos de Londres. Os palestrantes vão abordar práticas de sucesso, desafios e erros que marcaram os preparativos para as olimpíadas, realizadas em julho e agosto deste ano na capital da Inglaterra.
Durante a abertura do evento, chamado Transição Olímpica Governamental, as autoridades presentes ressaltaram o ineditismo dessa cooperação na história dos Jogos Olímpicos.
Segundo o ministro britânico para Esporte e Turismo, Hugh Robertson, os próximos anos serão um teste para o Brasil para que, quando cheguem os dias dos jogos, “todos saibam exatamente o que deve ser feito”.
Robertson enfatizou, ainda, a importância de dar oportunidade ao povo brasileiro para desempenhar um papel protagonista nas Olimpíadas. “É necessário criar formas da população participar, pois ela quer participar. A população precisa se sentir parte do evento”, defendeu o ministro britânico.
Já o ministro brasileiro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou que embora a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos não tenham segredo e nem mistério, exigem muito trabalho. “Por isso, antecipar soluções e problemas ajuda a enfrentar o desafio”, disse Rebelo, que afirmou que os preparativos dos jogos olímpicos estão dentro do planejado.
O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, agradeceu a cooperação britânica e anunciou que, por feliz coincidência, a primeira partida da seleção brasileira no novo Maracanã será no dia 2 de junho de 2013, em amistoso com a Inglaterra. “Creio que Londres pode nos passar grandes experiências pois as Olimpíadas de 2012 foram extraordinárias”, comentou Cabral.
Durante os dois dias do seminário, promovido pela Autoridade Pública Olímpica (APO) em parceria com o governo britânico, serão debatidos temas relacionados a transporte e operações, segurança, operações governamentais, construção e infraestrutura.
Bastão olímpico
No último domingo (18), o bastão dos Jogos Olímpicos foi passado simbolicamente entre Londres e Rio de Janeiro durante a Plenária de abertura do Debriefing COI dos Jogos Londres 2012, realizada na cidade. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Londres 2012, Sebastian Coe, presenteou com um bastão prateado o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Segundo Nuzman, a ideia veio de uma discussão durante os Jogos de Londres. “No final dos Jogos tivemos a ideia de trocarmos algo e, quem sabe, não vira uma prática ao fim das próximas edições? Vamos receber o bastão das mãos do grande chefe dos Jogos Londres 2012”, disse.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Londres considerou ótima a ideia. “Achei a ideia fantástica e trouxemos um bastão com o nome de todas as cidades que já sediaram os Jogos, com a certeza de que vocês organizarão Jogos excelentes”, concluiu Coe.
Fonte:
Agência Brasil
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















