Você está aqui: Página Inicial > Esporte > 2013 > 04 > Estádio do Maracanã recebe seu primeiro evento-teste

Esporte

Estádio do Maracanã recebe seu primeiro evento-teste

por Portal Brasil publicado: 26/04/2013 17:37 última modificação: 30/04/2013 10:58
Exibir carrossel de imagens Divulgação/Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

O jogo simbólico, realizado nesse sábado (27), serviu para testar instalações e equipamentos e o público foi formado por profissionais que trabalharam na construção do estádio 

O estádio do Maracanã recebeu, nesse sábado (27), seu primeiro evento-teste. Realizado a 36 dias da inauguração, o evento-teste utilizou 30% da capacidade da arena, que, ao final da obra, comportará 78.838 pessoas. O objetivo foi verificar equipamentos, instalações e infraestrutura para que sejam feitos eventuais ajustes para o funcionamento pleno do estádio, quando ele for inaugurado.

O público – formado por cerca de oito mil operários que trabalharam nas obras do Maracanã, além de seus familiares – assistiu as apresentações dos cantores Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil. O Hino Nacional foi interpretado por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek. Para o evento, 13 ruas no entorno do Maracanã foram interditadas.

Às 19h, entraram em campo os times Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo Fenômeno. Os times foram comandados por Carlos Alberto Parreira e Valdir Espinosa.

O estádio do Maracanã somente será inaugurado no dia 2 de junho, com o jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra.

O Novo Maracanã

Mais de 6,5 mil operários e técnicos atuaram na construção do novo Maracanã, totalizando mais de mil frentes de serviços, da cobertura aos acabamentos em bares, camarotes e vestiários, passando pelo gramado e pela colocação de cadeiras.

Já foram instaladas cerca de 30 mil cadeiras e quase toda a cobertura, que terá 68,4 metros de comprimento e cobrirá 95% das 78.838 cadeiras, enquanto a antiga cobertura não passava de 30 metros de extensão. O projeto de reforma do Maracanã é executado pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), órgão da Secretaria Estadual de Obras.

Foram instalados quatro placares eletrônicos, cada um com 98 m² e compostos por 77 placas de imagem de alta definição. Os supertelões permitirão ao público acompanhar lances de jogos e receber as mais variadas informações e dados. 

O Maracanã será o palco da decisão da Copa das Confederações, em 30 de junho. Antes, a arena receberá outras duas partidas pela primeira fase. Em 16 de junho entrarão em campo o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf, e a Itália, vice-campeã europeia. O confronto será válido pela primeira rodada do Grupo A, o mesmo do Brasil. A partida seguinte será entre Espanha, atual campeã mundial e vencedora da Eurocopa, e o Taiti, que levantou a taça da Copa das Nações da Oceania. 

O jogo é válido pela segunda rodada e está agendado para 20 de junho.O estádio ganhou um sistema de som com 78 alto-falantes. Serão 26 conjuntos de três caixas que também já estão fixados na passarela da cobertura. Oito desses conjuntos serão voltados para o campo e os demais direcionados para toda a arquibancada. Também já foram fixados 396 refletores de dois mil watts cada um, atendendo às exigências para garantir a claridade necessária à prática do futebol e para a transmissão de imagens pela televisão.

 

A pátria de chuteiras

A Copa do Mundo 2014 ganhou um novo slogan e uma nova logomarca alternativos aos escolhidos, em 2012, pela FIFA. Atualmente, somente a entidade e os patrocinadores oficiais do megaevento podem utilizam a frase “Juntos num só ritmo”, junto à imagem de mãos entrelaçadas formando o troféu da Copa do Mundo. A partir de agora, porém, o governo federal, os estados e os municípios, além das empresas que não patrocinam o torneio, poderão adotar as novas opções.

Inspirado em dois dos elementos que mais caracterizam o Brasil — o verde-amarelo e o jogo de bola — o selo do governo federal para a Copa do Mundo 2014 apresenta a imagem de brasileiros em ação, praticando o esporte que consagrou o País no mundo. A ilustração também transmite a sensação de entusiasmo e união que existe no conceito “A pátria de chuteiras”, frase criada pelo escritor brasileiro Nelson Rodrigues e instituída como novo slogan da Copa.

O selo “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras” foi criado a partir da união de dois dos elementos que mais caracterizam o Brasil – o verde e amarelo e o futebol - o selo apresenta a imagem de brasileiros em ação, praticando o esporte que consagrou o País no mundo. Outro elemento de identificação da campanha “A Pátria de Chuteiras” é a trilha sonora que tem por base a melodia da música “Na cadência do samba – Que bonito é” de Luiz Bandeira.  Amplamente conhecida pelos brasileiros, a melodia resgata vínculos históricos e emocionais da trajetória do futebol arte.  

Copa 2014

copa2014!.jpg

A Copa do Mundo é um dos principais eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza milhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas. Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã. Desde que houve a definição do país sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional.

 

 

Fontes:

Portal da Copa

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do RJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil