Esporte
Estádio Nacional de Brasília será entregue no dia 21 de abril
Entrega do estádio coincidirá com as comemorações do aniversário de Brasília
A entrega do Estádio Nacional Mané Garrincha foi confirmada nesta quarta-feira (10), pelo governo do Distrito Federal, como ponto alto da programação do aniversário da capital federal, celebrado em 21 de abril. Brasília será a quarta cidade-sede a ter seu estádio entregue. Posteriormente, já foram entregues a Arena Fonte Nova em Salvador (BA), a Arena Castelão, em Fortaleza (CE), e o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
O evento seguirá a formalidade nos moldes das demais arenas que foram entregues, porque a inauguração de fato se dará na abertura da Copa das Confederações. “Até lá, o estádio é uma preparação para esse que será ‘o evento’. Então nós vamos ter a entrega formal, esperamos que com a presença da presidenta da República.
O apito inicial para a Copa das Confederações da Fifa 2013 será dado no Estádio Nacional de Brasília, no dia 15 de junho, às 16h. A partida, a única do torneio no Distrito Federal, contará com a presença da Seleção Brasileira em campo. O adversário será o Japão, campeão asiático.
A programação do aniversário da capital segue com a divulgação oficial do título de “Capital Ibero-Americana da Juventude”, dada pela Organização Ibero-Americana de Juventude e pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, válido por um ano.
Jogos em Brasília
Brasília terá posição de destaque no calendário do Mundial. A capital será anfitriã da Seleção Brasileira no jogo decisivo da fase de grupos, em 23 de junho de 2014. Além disso, sediará um confronto das oitavas de final (em 28 de junho) e um das quartas de final (5 de julho). A partida, que decidirá o terceiro e o quarto lugar, também ocorre no Estádio Nacional, no dia 12 de julho.
Além do Brasil, os torcedores que estiverem em Brasília acompanharão, na primeira fase, outras duas seleções cabeças de chave. Em 15 de junho, entra em campo a principal equipe do Grupo E. Em 19 de junho, o confronto terá a seleção mais forte do Grupo C. A capital federal também terá um jogo do Grupo G, pela primeira fase, no dia 26 de junho.
Antes, a decisão do campeonato do Distrito Federal será o primeiro teste do novo estádio e terá 20% da ocupação da arena. O Brasília venceu o primeiro turno da competição e está garantido na final. O segundo jogo no Estádio Nacional será entre Santos x Flamengo, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 25 de maio. A partida servirá também para a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e os governos federal e distrital testarem a operação da arena para a Copa das Confederações.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















