Esporte
Programas de incentivo ao esporte terão teste de aptidão em busca de novos talentos
Avaliação
Objetivo é melhorar qualidade de vida de crianças e adolescentes carentes do País
Os programas Segundo Tempo e Forças no Esporte iniciam um processo de avaliação e acompanhamento de aptidão física, coordenação respiratória, capacidade neuromuscular e medição de peso e altura para estimar o Índice de Massa Corpórea (IMC), e estado nutricional de 12 mil estudantes. Os testes serão aplicados em crianças e adolescentes carentes, que são beneficiárias da parceria entre os ministérios do Esporte e Defesa.
Além da possibilidade de descoberta de novos talentos, a execução dos testes, segundo o consultor pedagógico nacional do Segundo Tempo, Amauri Bassoli, permitirá uma estruturação mais adequada do processo de intervenção. “A ideia é que consigamos ter um melhor acompanhamento dos beneficiados e, assim, possamos agir de forma mais qualificada, tanto no aspecto pedagógico quanto no ampliado, no que se refere ao cuidado geral dos beneficiados dentro dos processos avaliados.”
Bassoli explica que, no caso das crianças que apresentarem baixos índices de coordenação motora ou de aptidão física, será necessária uma intervenção pedagógica que atenda a esses diagnósticos. E no caso de descoberta de potenciais esportivos, esses alunos serão estimulados a práticas especializadas de acordo com o interesse pessoal.
Caberá aos coordenadores de núcleo, que são na maioria profissionais de educação física, a execução dos testes de avaliação. Para isso, será realizada, nos próximos dias, uma capacitação a distância, uma vez que eles já participaram de habilitação presencial, promovida pelo Ministério do Esporte.
Núcleos de atendimento
Em paralelo a essas ações, a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) finalizou a entrega de kits de avaliação aos 120 núcleos de atendimento. Cada conjunto é composto por itens de aferição como balança, trena, bola de medicinebol, fita métrica e cones.
Os núcleos de atendimento do Segundo Tempo/Forças no Esporte ficam localizados nos comandos militares e quartéis da Aeronáutica, Exército e da Marinha, distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal.
Nesses locais, os beneficiados do PST recebem, além da prática esportiva e do reforço escolar, quatro refeições por dia. O atendimento é realizado no contraturno da escola e, na parceria específica, os alunos contam ainda com atendimento médico e odontológico e noções de civismo.
Programa Segundo Tempo
Voltado para crianças, adolescentes e jovens expostos a riscos sociais, o Segundo Tempo é um programa de incentivo ao esporte como fator de desenvolvimento da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. As ações do programa buscam aumentar a autoestima, habilidades motoras e condições de saúde dos participantes. Também incentivam a prática de atividades esportivas educacionais e a interação entre participantes como forma de garantir a inclusão social.
Entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem se inscrever aqui, para propor uma parceria com o programa. Os parceiros mantêm núcleos de esporte educacional e criam eventos e atividades esportivas educacionais. Cada núcleo tem cem crianças, adolescentes e jovens orientados por profissionais, que desenvolvem atividades esportivas e complementares.
Forças no Esporte
O programa Forças no Esporte é uma iniciativa desenvolvida em 2003 pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, que utiliza recursos dos ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para promover a integração social e a saúde; e a prevenção a doenças, à marginalidade e à violência por meio de atividades físicas e de lazer.
O objetivo é ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes carentes do País através do incentivo à prática de esportes. Com o projeto, os jovens têm a oportunidade de praticar esportes e assistir a aulas de reforço escolar, além de terem assegurado o direito a atendimento médico, odontológico, alimentação, roupas e transporte.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















