Esporte
Brasília e Recife inauguram estádios para a Copa 2014
Nesse sábado (18) foi inaugurado o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (DF) e nesta segunda-feira (20) será a vez da Arena Pernambuco (PE)
Além da Copa das Confederações, em junho, o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014. Para o mundial, 12 estádios foram reformados ou reconstruídos para receber os jogos. O primeiro a ficar pronto foi o Castelão, em Fortaleza (CE), depois foi a vez do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O Fonte Nova, em Salvador (BA) foi o terceiro a ser concluído. E por último, no mês de abril, foi a vez novo Maracanã (RJ).
Nesse sábado, faltando menos de um mês da abertura da Copa das Confederações, foi a vez do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (DF). A entrega da obra aconteceu em sessão solene na capital do País.
Nesta segunda-feira (20), será a vez da inauguração da Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata (PE),que abrirá as portas para os torcedores e atletas. A estréia acontecerá com um jogo amistoso entre equipes formadas por funcionários que participaram da construção do estádio.
Brasília
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi cenário da final do Campeonato Brasiliense de Futebol (Candangão 2013) no qual se enfrentaram Brasiliense e Brasília, jogo que marcou a inauguração do empreendimento nesse sábado. A inauguração contou com a presença da cantora Elza Soares, viúva de Mané Garrincha, que cantou o Hino Nacional.
O jogo de estreia ocorreu com 97% das obras concluídas e com 30% da capacidade de público. Segundo o Comitê Organizador Local da Copa, o percentual é definido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Assim, apenas 22 mil lugares foram disponibilizados. O estádio comporta 71 mil pessoas.
Do total, 12 mil foram reservados para os operários que trabalharam nas obras.
Recife
Para a entrega da obra do estádio em Pernambuco, foram realizadas dezenas de obras para facilitar a recepção de turistas, a mobilidade urbana e a chegada dos torcedores à Arena, além de outras três intervenções, que devem ser entregues à população ainda este mês. O ramal cidade da copa, a estação Cosme e Damião do metrô e o novo terminal Marítimo de passageiros, têm mais de 85% da obra executada.
No último dia 15 de maio, o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, visitou o Maracanã, que continua em obras, e que será o palco de três partidas da Copa das Confederações, entre elas a final. A abertura oficial será no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra.
Copa 2014
A Copa do Mundo é um dos principais eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza bilhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas. Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã.
Desde que houve a definição do país sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional. Não se trata simplesmente de cumprir as exigências da organização e fazer um bom papel aos olhos do mundo. Desde maio de 2009, quando houve a ratificação das 12 cidades-sede, um trabalho de planejamento e execução de empreendimentos estratégicos desencadeou um processo de desenvolvimento que transcende qualquer parâmetro esportivo.
Acompanhe todas as informações sobre a Copa das Confederações 2013 no Portal da Copa.
Fontes:
Governo do Estado de Pernambuco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















