Esporte
Escolas têm até hoje para aderir a projeto de incentivo ao esporte
A proposta do Atleta na Escola é estimular o esporte entre os estudantes brasileiros na faixa etária de 12 a 17 anos, democratizando e identificando jovens talentos
O total de adesões já realizadas ao Programa Atleta na Escola superaram as expectativas com a participação de
21.744 escolas públicas e privadas de todo o País. O programa, que visa estimular a prática esportiva do atletismo entre os estudantes brasileiros, tinha como meta inicial, cadastrar 20 mil escolas. As inscrições ao Atleta na Escola ainda estão abertas e devem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (21).
Do total de escolas, 17.039 são municipais, 4.637 estaduais, 64 privadas e quatro federais, com o menor número de adesões. A proposta do programa é estimular o esporte entre os estudantes brasileiros na faixa etária de 12 a 17 anos, democratizando e identificando jovens talentos.
Realizado em parceria entre os ministérios da Educação, Esporte e Defesa, o Atleta na Escola prevê para este ano a possibilidade de participação de até 5 milhões de alunos, nas disputas de corrida de velocidade, resistência e salto.
Estímulo à prática esportiva
A ação também tem como objetivo servir de base para o Brasil Medalhas 2016, plano continuado com vistas a estabelecer uma nova base de atletas para os próximos ciclos olímpicos 2020 e 2024.
“Acredito que o Atleta na Escola será o principal legado deixado pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016”, afirma André Arantes, diretor de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.
Com o Atleta na Escola, o Ministério da Educação destinará recursos para a realização de competições pelas unidades de ensino, municípios, estados e Distrito Federal. O repasse cabe ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Atleta na escola
O programa Atleta na Escola visa democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva, e identificar e orientar jovens talentos escolares.
Para alcançar estes objetivos, o programa é composto por duas ações: os Jogos Escolares, competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo; e o Núcleo de Esporte Escolar (NEE), o acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.
Os jogos escolares serão divididos em quatro etapas. A primeira fase será realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa, desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação. A segunda, a fase municipal, será realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 mil habitantes, através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual. Cada município ou região classifica 36 alunos, totalizando 14,4 mil classificados.
A fase estadual, a terceira, será realizada pelo governo estadual ou distrital para alunos com idade entre 12 e 14 anos e, posteriormente, para os de 15 a 17 anos. Cada unidade da federação classifica 24 alunos, totalizando 648 classificados para a etapa nacional. E por último, a fase nacional, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro para estudantes de 12 a 14 anos, e em novembro de 2013 para alunos de 15 a 17 anos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















