Esporte
Seminário debate políticas públicas de esporte e lazer para mulheres
Objetivo do encontro é colher contribuições para elaborar novas ações em torno do tema
A poucos dias do início da Copa das Confederações 2013, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Ministério do Esporte anunciam a abertura das inscrições para o seminário “Mulheres, Esporte e Lazer e Políticas Públicas”, que podem ser feitas até 24 de junho.
O encontro, que contará com a presença da ministra Eleonora Menicucci (SPM) e do ministro Aldo Rebelo (Esporte) na solenidade de abertura, acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, em Brasília (DF).
De acordo com a coordenadora-geral de Esportes da SPM Beatriz Gregory, em 2012 foram introduzidas diversas linhas de ação ligadas ao esporte e ao lazer no Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres (PNPM), para a criação de políticas públicas relacionadas ao tema. A ideia do seminário é colocar este debate em prática.
“O esporte e o lazer são vivenciados de formas diferentes para homens e mulheres na nossa sociedade. O mundo do esporte ainda é altamente masculino, tanto em relação a oportunidades e patrocínio para mulheres atletas, quanto à profissionalização das mulheres no esporte. O nosso intuito é discutir meios de quebrar os estereótipos existentes”, explica Beatriz Gregory.
Quem pode se inscrever
O público-alvo do evento é composto por gestores públicos de políticas para as mulheres e para o esporte, pesquisadoras e pesquisadores de temas ligados às duas áreas, atletas e ex-atletas, profissionais do esporte e confederações e outras organizações ligadas ao esporte e às questões de gênero.
Os interessados podem fazer sua inscrição por meio do e-mail mulheres.esportelazer@spmulheres.gov.br. O interessado deve informar o nome, a instituição, o cargo/função e o interesse em participar do seminário. As vagas são limitadas e a confirmação será encaminhada por correio eletrônico.
- Conheça o Plano Nacional de Políticas Públicas
- Brasileiras assumem econômica e socialmente sua importância
Serão discutidos os seguintes temas:
• Políticas Públicas de Esporte e Lazer: cidadania, qualidade de vida, desenvolvimento humano e inclusão social para as mulheres brasileiras;
• Esporte de Alto Rendimento: igualdade de condições e de oportunidades para mulheres e homens;
• Profissionalização no esporte: mulheres atletas, árbitras, técnicas, treinadoras e gestoras e
• Grandes Eventos Esportivos: desafios e oportunidades para as mulheres.
Para Gregory, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016 trazem grandes oportunidades, não só de trabalho para mulheres, como também de levar este debate para a sociedade.
“Ao final do seminário nós teremos grupos de discussão em torno de todos os temas. Queremos ouvir dos participantes contribuições para o aprimoramento das políticas públicas em torno do esporte e lazer para mulheres”, afirma.
Conheça a programação completa aqui.
Fontes:
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















