Esporte
Setor de eventos alavanca turismo no Brasil
Eventos esportivos aumentaram a exposição internacional do Brasil e ajudaram no faturamento do mercado de grandes eventos
A Copa das Confederações e a Copa do Mundo alavancaram o mercado de grandes eventos do Brasil. É o que apontam os dados da 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET), realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
Segundo a pesquisa, as empresas organizadoras de eventos cresceram 23,3% no ano passado, aparecendo à frente de agências de viagem (21,9%) e promotores de feiras (14,9%). O crescimento é resultado da exposição do Brasil em outros países, devido aos eventos esportivos.
Nos últimos oito anos, o número de eventos internacionais aumentou de 28 para 360. Com isso, o País apresentou o quinto maior crescimento na captação de eventos internacionais no ano passado, se comparado a 2011, superando o aumento em relação a Itália, França, Alemanha e Reino Unido.
A 9ª edição da pesquisa ouviu a opinião de nove segmentos do setor de turismo que faturaram R$ 57,6 bilhões no ano passado e geraram 115 mil empregos. Foram pesquisados os segmentos de agências de viagens, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadores de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo e rodoviário e turismo receptivo.
Grandes eventos
O maior evento internacional que ocorreu no Brasil nos últimos dois anos, o Rio +20, recebeu cerca de 100 chefes de Estado e de Governo e 110 mil pessoas. A cidade obteve um rendimento extra de R$ 274 milhões em hospedagem, transporte e alimentação. Agora, o Brasil concorre para sediar a Expo 2020, terceiro maior evento do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
No próximo mês, o País sediará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que é o maior encontro de jovens católicos do mundo. A expectativa é que 1,7 milhão de pessoas se reúnam no Rio de Janeiro.
Fonte:
Ministério do Turismo
Com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















