Esporte
Esporte promove inclusão social em Pernambuco
Leis de Incentivo ao Esporte
Um programa do Ministério do Esporte promove a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da prática desportiva em Olinda, no estado de Pernambuco. Com 70 alunos, o Núcleo de Esportes para Pessoas com Deficiência funciona com recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A meta é atingir 200 pessoas e organizar a prática de e atividades esportivas no Ginásio Poliesportivo da Vila Olímpica de Olinda.
Os beneficiados pelo programa podem optar pelas aulas de atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa e bocha, além de modalidades de equipe como basquete, basquete sobre rodas, futsal, handebol, vôlei, voleibol sentado e hóquei sobre piso. Todas as categorias são divididas entre crianças de 10 a 12 anos de idade, adolescentes de 10 a 18 anos e adultos entre 18 e 59 anos, além de idosos com mais de 60 anos.
O programa contempla dez atletas do atletismo, na categoria masculina; 25 do basquete em cadeira de rodas, categoria masculina; 25 do futsal (masculino); e dez da natação (cinco no masculino e cinco no feminino). Eles têm deficiência auditiva, física, intelectual ou visual e são alunos de instituições prestadoras de serviços a pessoas com deficiência, escolas públicas, privadas, associações esportivas de pessoas com deficiência e organizações não governamentais.
O projeto oferece também oportunidade para participar de competições esportivas e atividades socioculturais, respeitando as potencialidades físicas e intelectuais de cada integrante, além de conscientizar a comunidade e valorizar a pessoa com deficiência como ser social, ativo, democrático e participativo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e integração social.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















