Esporte
Quatro atletas paraolímpicos brasileiros concorrem a prêmios de melhores do mundo
Esporte Paraolímpico
Quatro atletas brasileiros estão concorrendo ao Prêmio do Esporte Paralímpico, do Comitê Paralímpico Internacional. Os indicados são o nadador Daniel Dias, a velocista Terezinha Guilhermina, a equipe de futebol de 5 e o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e chefe de missão em Londres, Edílson Rocha, o Tubiba.
Na lista dos melhores times, entra a equipe brasileira de futebol de 5 (para cegos), que chegou ao terceiro ouro consecutivo na Inglaterra. A seleção ganhou todos os ouros disputados desde que a modalidade passou a integrar o programa dos Jogos Paraolímpicos, em Atenas 2004.
Atleta da classe T11 (perda total de visão), Teresinha Guilhermina é a velocista paraolímpica mais rápida do mundo, com 12s01, nos 100m – tempo conquistado nos Jogos de Londres que garantiu medalha de ouro. A melhor marca da categoria 200m também pertence à mineira, com 24s82 – seu outro ouro na competição.
Já na relação dos melhores oficiais, o chefe de missão do Brasil em Londres, Edílson Rocha, o Tubiba, concorre com outras duas autoridades. Ele é diretor técnico do CPB e liderou uma delegação de 182 atletas, que chegou ao inédito 7º lugar geral no quadro de medalhas.
Já o nadador Daniel Dias quebrou um recorde olímpico na prova dos 200m livre, com o tempo de 2m26s51 e ainda subiu ao topo do pódio seis vezes em Londres. Com suas vitórias ele superou a marca de Clodoaldo Silva e Ádria Santos (que detêm treze medalhas cada um), e é o maior medalhista paraolímpico do País. Em duas edições que participou, o atleta acumula 15 medalhas, sendo 10 ouros, quatro pratas e um bronze.
Além das Paralímpiadas, Daniel Dias se destaca em competições mundiais. No Mundial de Natação de Durban (2006) o atleta recebeu três ouros e duas pratas. Participou também dos Jogos Parapan-Americanos no Rio de Janeiro (2007) e levou para casa mais oito ouros. No Mundial de Natação da Holanda ele fechou sua participação com oito ouros e uma prata e nos Jogos Parapan de Guadalajara (2011) chegou ao 11° ouro.
Conquistas
Os atletas paraolímpicos brasileiros têm registrado importantes resultados em competições internacionais, além de serem protagonistas de sucessivas quebras de recordes. Nos Jogos Paralimpícos de Londres (2012), a delegação brasileira fez a melhor campanha de sua história na competição. O País ficou em sétimo lugar no ranking geral, com 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze.
Já nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em 2011, o Brasil foi representado por 223 atletas em 13 modalidades, que garantiram 197 medalhas, sendo 81 de ouro, e o primeiro lugar no quadro geral.
Em 2005, o Brasil venceu o Paralympic Sport Awards com Clodoaldo Silva, na categoria melhor atleta masculino. O nadador recebeu, à época, o reconhecimento pelas seis medalhas de ouro e uma de prata conquistadas nas Paraolimpíadas de Atenas 2004.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















