Esporte
Clube Águias é bicampeão de basquete em cadeira de rodas
Título
O Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 1ª Divisão, realizado em Brasília, de 16 a 19 de janeiro, deu o bicampeonato ao Clube Águias de São Paulo em final disputada com outra equipe paulista, o Magic Hands, campeão brasileiro de 2010 e 2011. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), com apoio do Ministério do Esporte e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O terceiro lugar ficou com o CAD Rio Preto, do interior de São Paulo, que venceu a Andef, do Rio de Janeiro. O campeonato reuniu mais de 100 atletas de 12 equipes de oito estados brasileiros, numa maratona de 33 jogos, durante cinco dias, no Centro de Capacitação do Corpo de Bombeiros e no Ginásio do Cruzeiro.
A decisão começou bastante equilibrada, com placar acirrado, disputado ponto a ponto. No terceiro período, o Águias deslanchou, abriu vantagem e venceu a partida por 65 a 44. Os campeões tiveram uma campanha impecável, chegando ao título de forma invicta. Antes da final, a equipe derrotou a Comissão Jovem (85 a 46), a Ascamte (100 a 28), a All Star Rodas (76 a 26), a Afadefi (101 a 30) e o CAD (70 a 60).
Segundo Ana Cardoso, técnica do Águias, todos os jogadores entraram em quadra para dar o máximo. “Foi um troféu merecido. As duas equipes que disputaram a final são muito preparadas, bem treinadas e têm profissionais muito sérios”, ressaltou.
Um dos destaques do Magic Hands, o atleta Glebe elogiou o nível do campeonato. “Treinamos o ano inteiro nos preparando para esse campeonato, que é o mais importante do País, principalmente para os atletas que almejam a Seleção Brasileira. A meta agora é treinar mais para tentar conquistar o título de 2014”, afirmou.
A presidente da CBBC, Naíse Pedrosa, fez um balanço positivo da competição. “Tivemos uma semifinal que foi quase uma final”, disse, referindo-se à emocionante partida entre o CAD Rio Preto e o Águias. O CAD, aliás, levou o terceiro lugar da competição depois de enfrentar a Andef, de Niterói, e vencer por 66 a 52.
Organização
O atleta Wandemberg, do Águias, destacou a organização do campeonato. “Foi tudo muito bem organizado pela CBBC e pela equipe de Brasília. Foi uma competição de grandes partidas, com a elite do basquete em cadeira de rodas brasileiro”, opinou.
O cestinha da competição não veio de nenhum dos times finalistas. Leandro Oliveira, da Afadefi, de Santa Catarina, marcou 138 pontos ao longo da competição.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















