Esporte
Equador oficializa Viamão (RS) como sede durante a Copa
Treinamento
O Rio Grande do Sul será a casa da seleção equatoriana de futebol. A oficialização da escolha ocorreu nesta quarta-feira (15), por meio de assinatura do convênio entre Federação Equatoriana de Futebol e a Prefeitura Municipal de Viamão, cidade do resort Vila Ventura, Centro de Treinamento (CT) do Equador a partir de junho deste ano.
Para as autoridades, a vinda do Equador movimenta o turismo, comércio e setores estratégicos da economia gaúcha. "O Rio Grande do Sul sente-se muito honrado em ter a seleção aqui e os irmãos equatorianos que estarão com a gente. O povo gaúcho é hospitaleiro e o governo do estado está comprometido em bem receber as seleções que aqui vierem", ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, representando o governador Tarso Genro.
Disputando pela terceira vez uma Copa do Mundo, o Equador escolheu o Centro de Treinamento gaúcho devido a um trabalho que começou a ser construído há cerca de dois anos. "Havia quatro fatores determinantes, que foram a privacidade e a tranquilidade para a concentração, mobilidade urbana para o aeroporto, a proximidade com as sedes dos jogos, como Curitiba, e a hospitalidade do povo que aqui tivemos desde nossa primeira visita, em 2012", explicou o treinador, Reinaldo Rueda.
"Ouso dizer que o Equador elegeu a melhor sede para treinar para a Copa, descansar e preparar-se para ganhar e avançar o máximo no Mundial", declarou o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Luis Chiriboga Acosta.
A comitiva da seleção equatoriana será composta por 50 pessoas e deve atrair ao município da Região Metropolitana de Porto Alegre 700 jornalistas e 4 mil turistas equatorianos para o Estado, já que cerca de 6 mil devem acompanhar a equipe nos jogos.
O Equador chega a Viamão entre os dias 8 e 9 de junho, após disputar quatro amistosos contra Holanda, México, Inglaterra e outra equipe ainda não definida. No dia 17 de junho, está prevista uma partida amistosa no Rio Grande do Sul - a cidade também ainda não foi escolhida.
Jogos
O desafio no Brasil começa no dia 15 de junho, contra a Suíça, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A segunda partida será em Curitiba, contra Honduras. A bola rola no dia 20 de junho, na Arena da Baixada. Encerrando a fase de grupos, os equatorianos enfrentam a França no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 25 de junho.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















