Esporte
Flamengo e Pinheiros decidem título neste sábado (22)
Liga das Américas
Flamengo e Pinheiros fazem neste sábado, às 21h15, a primeira final brasileira da história da Liga das Américas. A grande decisão da mais importante competição de clubes de basquete do continente acontece no ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O campeão, além do troféu, será o representante da América na Copa Intercontinental, medindo forças com o time vencedor da Euroliga.
Em seis edições da Liga das América – a “Libertadores” do basquete –, pela terceira vez um campeão será um time do Brasil. Na temporada 2008/2009, o Brasília trouxe a taça pela primeira vez. No ano passado, foi a vez do Pinheiros sagrar-se campeão da América, com uma campanha perfeita. Agora, o Flamengo briga pelo título inédito, enquanto o Pinheiros joga pelo bicampeonato.
A final foi decidida depois de um quadrangular – o chamado Final Four –, com semifinais em formato mata-mata. Atual campeão da Liga das Américas, o Pinheiros chegou à sua segunda final consecutiva ao vencer o Halcones de Xalapa, do México, por 85 x 72. Já o Flamengo alcançou um feito inédito ao se classificar para a final, depois de passar com tranqüilidade pelos uruguaios do Aguada por 113 x 81.
No confronto entre Flamengo e Pinheiros, o clube paulista leva vantagem: nos últimos dez jogos entre as equipes, o Pinheiros venceu oito – duas destas vitórias aconteceram na atual temporada do NBB. O último triunfo, aliás, foi emblemático: os comandados do técnico Claudio Mortari bateram os flamenguistas por 80 x 71 em pleno ginásio do Tijuca Tênis Clube, colocando fim à uma seqüência de 11 jogos sem derrota do adversário.
A aposta do Flamengo para driblar o mau retrospecto está na torcida. Jogando em casa, a promessa é de arquibancadas cheias – com predominância da fanática torcida rubro-negra – para empurrar o time para cima dos visitantes. Segundo a organização, até quarta-feira (19), mais de 4,5 mil ingressos foram vendidos.
Seja quem for o campeão, o título desta temporada já é memorável para o basquete: se o Flamengo nunca conquistou a Liga das Américas, poderá fazê-lo de maneira invicta – marca que nenhum time brasileiro alcançou até o momento. E se a taça ficar com o Pinheiros, será a primeira vez que uma equipe brasileira é bicampeã do torneio.
O Flamengo deve jogar com: Marcelinho Machado, Laprovittola, Marquinhos, Olivinha e Jerome.
A provável formação inicial do Pinheiros é: Morro, Joe Smith, Mineiro, Shamell e Jonathan Tavernari.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















