Esporte
Rio 2016 prepara momentos históricos para a canoagem
Reportagens especiais
Seja nas águas tranquilas da Lagoa Rodrigo de Freitas ou na pista radical do Estádio Olímpico de Deodoro, a canoagem promete lindas imagens e fortes emoções nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Com duas provas Olímpicas, velocidade e slalom, e outras que exigem força, concentração e coordenação, o esporte viverá momentos históricos daqui a dois anos, com a estreia da paracanoagem no programa Paralímpico.
A canoagem velocidade, disciplina mais tradicional do esporte, teve suas primeiras competições na metade do século XIX e faz parte oficialmente dos Jogos Olímpicos desde Berlim 1928. Já a canoagem slalom, inspirada nas provas de esqui, surgiu na Suíça em 1932, mas só entrou para os Jogos 40 anos depois, em Munique. E, agora, o clima de estreia será vivido pela paracanoagem, um dos dois esportes debutantes no programa Paralímpico, que ganhou força no fim da década passada.
Nesta série de reportagens especiais será possível entender o domínio da Alemanha no cenário internacional da canoagem e acompanhar a busca do Brasil por sua primeira medalha Olímpica na canoagem. O leitor vai conhecer ainda a estratégia dos gêmeos eslovacos Peter e Pavol Hochschorner para voltar ao topo do pódio Olímpico no slalom e acompanhar a preparação dos brasileiros para brilhar na estreia da paracanoagem nos Jogos Paralímpicos.
Confira a programação:
Terça-feira (29/4) – Líder no quadro de medalhas, Alemanha planeja manter hegemonia
Quarta-feira (30/4) – Gêmeos eslovacos tentam voltar ao topo do pódio na canoagem slalom
Quinta-feira (1º/5) – Brasil busca sua primeira medalha Olímpica na canoagem
Sexta-feira (2/5) – Atletas apostam no crescimento da paracanoagem após estreia nos Jogos Rio 2016
Centro de treinamento
Neste mês de abril, a paracanoagem brasileira ganhou um importante reforço para a preparação de seus atletas. A novidade é o Centro de Treinamento da Equipe Permanente de Paracanoagem, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). A estrutura já está em funcionamento e foi financiada com a ajuda da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
No CT da USP, os atletas da seleção brasileira terão à disposição uma garagem com uma área de aproximadamente 200m, com vestiários adaptados e ainda poderão aproveitar outras instalações, como as piscinas e a sala de musculação (Cepeusp).
Fontes:
Comitê Rio 2016
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















