Esporte
Escola Nacional de Treinadores chega a Brasília em abril
Basquete
A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB), criada e desenvolvida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), chegou à capital do País. Organizado pela Federação de Basquetebol do Distrito Federal (FBDF), o Curso Nível 1 será autossustentável.
O evento acontece entre os dias 10 e 13 de abril, no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB – Asa Norte). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da FBDF ao preço de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais).
O curso contará com palestras dos treinadores Alexandre Vianna, Júlio Kreniski, Michael Swioklo, Rodrigo Leonardo e Ronaldo Pacheco, além de Francisco Oliveira, vice-presidente da Federação, e Victor Mansure, Coordenador Administrativo da ENTB.
O presidente da FBDF, Allann de Andrade, falou sobre a realização do evento em Brasília. "Estamos muito empolgados por essa possibilidade de realizar um curso autossustentável e, assim, abrir para outros estados a possibilidade de receber um evento desse nível. Acredito que esse modelo ajudará bastante no desenvolvimento da ENTB, já que esse será o modelo piloto. Vamos analisar seu funcionamento e abrir um leque de oportunidades para pensar na expansão para outras localidades", analisou Allann.
"A nossa expectativa é atingir pelo menos 40 técnicos da nossa região. Com a realização do Curso Nível 1 queremos investir na formação dos técnicos e consequentemente na qualificação dos atletas. Nossa ideia é trazer outros níveis da Escola para o Distrito Federal", destacou o dirigente.
Francisco Oliveira, vice-presidente da FBDF, será um dos ministrantes e abordará o tema Desenvolvimento de Projetos. "Um dos pontos centrais da palestra será o exercício de novas parcerias. Vamos levantar a importância das parcerias principalmente no esporte de base. Fundamentado nas possibilidades de parcerias com empresas privadas e públicas, vou abordar o que é possível realizar dentro do Nível 1 para viabilizar novos projetos em uma região como a nossa que tem a maior renda per capta do País e possui tantos jovens com demanda da prática esportiva e uma ótima estrutura, com centros olímpicos e de iniciação esportiva", adiantou Francisco Oliveira.
"Queremos que essas várias estruturas passem a ser integradas com empresas privadas, pois por mais que existam opções públicas elas são insuficientes. E, assim, alcançar o potencial que o Distrito Federal têm", avaliou Francisco. "Queremos com esse evento abrir espaço para participação de treinadores ou potenciais treinadores, que estão ainda em formação. O objetivo é aprimorar e compartilhar conhecimentos e formar novos palestrantes, além de abrir a possibilidade de entrarmos cada vez mais nas escolas", completou o vice-presidente.
O Coordenador Administrativo da ENTB, Victor Mansure, destacou a importância da realização do curso autossustentável. "É um marco muito importante para a ENTB ter esse modelo de Curso autossustentável que realizaremos em Brasília. Esperamos espalhar essa ideia para outras cidades porque a ENTB necessita expandir seu calendário e somente com esse sistema é que poderemos crescer", analisou Mansure.
O curso de capacitação Nível 1 é composto por módulo presencial, com carga horária total de 30 horas: quatro dias de aulas teóricas e práticas. Os participantes aprovados com média sete ou superior, e que estiverem de acordo com o sistema Confef/Cref, receberão a carteirinha “Nível 1”. Os demais terão direito somente ao “Certificado de Participação”.
Cadastro Nacional
O Cadastro Nacional é uma importante ferramenta de informação e comunicação entre os profissionais da modalidade. Para se cadastrar, clique aqui
Sobre a ENTB
A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) foi criada em dezembro de 2009 pela CBB, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os cursos são divididos em quatro níveis. O primeiro é para os profissionais que trabalham com jovens de 10 a 14 anos, que recebeu a denominação de iniciação ao basquete. O Nível 2 é para quem lida com jogadores de 15 a 19 anos. Já o Nível 3 é destinado para os técnicos que dirigem equipes de alto rendimento ou alto nível.
Próximos Cursos
Curso em Brasília (DF) – 10 a 13 de abril – Nível 1
Projeto Mentor – abril a junho – Sem carteira
Curso em Goiânia (GO) – 15 a 18 de maio – Nível 2
Clínica Liga de Desenvolvimento (LDB) – Final do NBB (maio) – Sem carteira
Curso em São Paulo (SP) – 24 a 27 de julho – Nível 3
Conheça os palestrantes da ENTB em Brasília
Alexandre Jackson Chan Vianna
Doutor em educação física pela Universidade Gama Filho/RJ e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Basquetebol, Alexandre Vianna atualmente é professor na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Tem experiência em todas as categorias, da iniciação ao alto rendimento, no feminino e masculino. Trabalhou como treinador e gestor do esporte dos clubes Botafogo FR (RJ) e Fluminense FC (RJ), além de ter atuado como gestor do esporte em projetos sociais e nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007. Em 2012, comandou a equipe do Planalto, campeão do Campeonato Adulto do Distrito Federal. No Curso, ministrará "Aulas Práticas sobre Fundamentos Coletivos de Ataque e Defesa".
Francisco Oliveira
Atual Vice-Presidente da FBDF, é aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 34 anos, em diversas funções. Graduado em Jornalismo, no UniCEUB (DF), tem pós-graduação em Gestão Pública, MBA e cursos de especialização nas áreas de Gestão de Negócios e Marketing. Nos últimos anos, no Banco do Brasil, atuou como Executivo gestor de projeto corporativo. No Curso, apresentará abordará o tema "Desenvolvimento de Projetos".
Júlio César Kreniski
Júlio Kreniski, graduado em educação física, é atualmente doutorando em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, além de especialista nas áreas de Treinamento Desportivo e Recursos Humanos. Leciona no Colégio Militar de Brasília, exercendo as funções de assessor pedagógico e técnico de basquetebol. Sua aula abordará o tema "Preparação Física para Iniciação".
Michael Swioklo
É assistente técnico da equipe Sub-22 do UniCEUB/BRB, Michael tem uma vasta experiência como técnico de categorias de base, no Distrito Federal, onde possui vários títulos conquistados. Esteve à frente de diversas seleções de base do Distrito Federal, com destaque para a conquista do vice-campeonato brasileiro Sub-17 masculino em 2010. Ministrará aulas práticas sobre "Fundamentos Individuais de Defesa e Sistemas de Ataque".
Rodrigo Leonardo (Galego)
Rodrigo Leonardo Matos Alves é formado em educação física pela UnB (DF) e pós-graduando do curso de Gestão de Pessoas do UniCEUB (DF). Ministra cursos e palestras com abordagem na área de aprendizagem e desenvolvimento motores e atua como técnico de basquete há 15 anos, tendo passado por todas as categorias de base, em diversas equipes e escolas no DF. Comandou seleções do Distrito Federal em campeonatos brasileiros e atualmente dirige as equipes universitárias do UniCEUB. Em 2013, dirigiu o CEUB Universitário, que foi o campeão do Campeonato Adulto do DF. No Curso, Galego ministrará aulas teóricas e práticas das disciplinas "Capacidades Técnicas e Coordenação Motora", "Fundamentos Individuais de Ataque" e "Sistemas de Ataque".
Ronaldo Pacheco
Ronaldo Pacheco de Oliveira Filho é um dos profissionais mais conhecidos e respeitados do basquete brasileiro, considerado como uma das cabeças mais vibrantes do nosso meio esportivo e acadêmico. Mestre em Educação Física, desde 2001, é também especialista em Psicologia do Esporte e um dos professores mais requisitados na Universidade Católica de Brasília. Trabalhou com basquetebol em todas as categorias (do mini ao profissional), nos gêneros masculino e feminino, com vários títulos conquistados. Entre eles, foi campeão brasileiro da temporada 2006/2007, como auxiliar técnico da equipe profissional do Universo/BRB. Atualmente, continua se dedicando ao esporte, com o trabalho na Secretaria de Educação do DF e técnico da equipe Sub-22 do UniCEUB/BRB, que disputa a LDB – Liga de Desenvolvimento do Basquete. No Curso, Ronaldo vai abordar os temas "Métodos de Ensino e Aprendizagem", "Planejamento de Treinamento" e "Postura e Conduta do Treinador".
Victor Mansure
É coordenador técnico da ENTB e bacharel em educação física, pela Universidade de McGill no Canadá. Trabalhou com desenvolvimento do basquete no Toronto Raptors (NBA) e foi secretario geral da Federação Internacional de Basquete de Surdos das Américas (DIBF Américas). Victor atuou também como técnico da seleção Canadense de surdos e do College Jean-du-Brebeuf.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















