Esporte
Fase de eliminatória aumenta a expectativa na Libertadores
Copa Libertadores da América
Começa, na próxima quarta-feira (16), a fase de oitavas de final da Copa Libertadores da América. Oito equipes começam sua saga nesta semana: Cruzeiro, Cerro Porteño, Lanús, Santos Laguna, León, Bolívar, The Strongest e Defensor.
León e Bolívar se enfrentam nesta quarta, às 20 (horário local), no Estadio León. As duas equipes já se enfrentaram duas vezes na primeira fase. No primeiro encontro, em La Paz, 1 a 1. No segundo, um mês depois, o Bolívar venceu na casa do adversário e rumou para terminar em primeiro lugar no Grupo 7.
As duas equipes vêm de ótimos resultados. O clube boliviano conquistou sua passagem para as oitavas vencendo os últimos três jogos, enquanto o León garantiu a vaga ao derrotar o Flamengo, no Maracanã.
Em Belo Horizonte, no Mineirão, o Cruzeiro recebe o Cerro Porteño, às 22h, buscando manter a sequência de belos resultados. Após um começo abaixo das expectativas na Libertadores, o atual campeão brasileiro se classificou ao derrotar o Universidad de Chile fora de casa e o Real Garcilaso no Mineirão, com uma certa dose de drama.
Nesses dois jogos, porém, recuperou o poderio ofensivo da temporada passada e, acima de tudo, a consistência: marcou cinco gols e não sofreu nenhum. Para o Cerro, que somou apenas um ponto fora de casa na fase de grupos, a primeira partida pode ser fundamental.
Também na quarta-feira, às 19:45h, no estádio La Fortaleza, na Argentina, o Lanús, atual vencedor da Copa Sul-Americana, recebe o Santos Laguna. Os dois clubes tentam um feito inédito, passar das oitavas de final da Libertadores.
Em La Paz, na quinta-feira (17), será a vez de The Strongest receber o Defensor, do Uruguai. Com 100% de aproveitamento em seus domínios até agora (três vitórias em três jogos), a equipe tem também a história a seu favor, com os constantes fracassos dos clubes uruguaios em solo boliviano.
Fique de olho
Bruno Rodrigo (Cruzeiro)
O zagueiro de 29 anos é um dos principais responsáveis pelo bom momento do Cruzeiro, que não sofreu nenhum gol em seus últimos quatro jogos - dois pela Copa Libertadores e dois contra o Atlético Mineiro, na final do Campeonato Estadual. Além disso, Bruno Rodrigo já marcou cinco gols na temporada e é ameaça constante nas jogadas aéreas da Raposa.
Número
23 - São os anos em que um clube uruguaio não conquista sequer um empate na Bolívia. A última vez que uma equipe do país saiu com um resultado meramente positivo de lá foi em 1991, quando Nacional e Bolívar empataram em 1 a 1, uma equipe uruguaia não consegue sequer um ponto em La Paz.
Desde então, houve sete encontros – todos vencidos pelos times da casa. Nesta semana, o Defensor tentará quebrar o tabu em La Paz, diante do Strongest.
O que eles disseram
“Vamos enfrentar outra vez o León, e eu, sinceramente, digo a vocês que o León é provavelmente a melhor equipe que há nesta Copa Libertadores, como demonstrou quando teve que ir e vencer no Maracanã para se classificar.”
Xabier Azkargorta, técnico do Bolívar
Jogos da semana
Quarta-feira, 16/4
Lanús (ARG) vs. Santos Laguna (MEX)
León (MEX) vs. Bolívar (BOL)
Cruzeiro (BRA) vs. Cerro Porteño (PAR)
Fonte:
Fifa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















