Esporte
Obras nas arquibancadas da Arena Corinthians seguem interditadas
As obras nas arquibancadas temporárias da Arena Corinthians estão interditadas até, pelo menos, esta quinta-feira (3) quando haverá nova reunião entre a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego e a Fast Engenharia, empresa responsável pela montagem da estrutura móvel.
As intervenções nas arquibancadas temporárias, localizadas nos setores norte e sul do estádio de São Paulo para a Copa do Mundo, foram interrompidas após a morte do operário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, que caiu de uma altura de oito metros, no último sábado.
A Fast Engenharia informou, em nota, que encaminharia todos os documentos solicitados pela Delegacia Regional do Trabalho, nessa terça-feira (1), para comprovar a capacitação dos operários e a adoção dos procedimentos necessários para a liberação dos serviços. O texto acrescenta que “os itens de segurança utilizados em todas as obras, inclusive na Arena Corinthians, estão de acordo com as normas vigentes no Brasil”.
O superintendente regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, Luiz Antônio Medeiros, disse nesta quarta-feira (2) que as obras das arquibancadas temporárias da Arena Corinthians apresentavam irregularidades. De acordo com Medeiros, os operários não dispunham de equipamentos coletivos de segurança e tinham dificuldade para usar os individuais. Os técnicos em segurança exigem a instalação de guarda-corpos e de cordas de segurança transversais e longitudinais, além da apresentação de um projeto de proteção coletiva para a obra.
O advogado da Fast Engenharia, David Rechulski, apresentou documentos que, segundo ele, comprovariam que a vítima estava apta a executar as funções. Ele disse, ainda, que as cordas de segurança que havia no local do acidente podem ser consideradas equipamentos de proteção coletiva, como exige a norma trabalhista.
Palco da abertura da Copa do Mundo em São Paulo, o estádio terá 21 mil cadeiras temporárias para atingir a capacidade de público exigida pela Fifa para a partida inaugural, de 60 mil espectadores. Nos setores sul e norte da arena, localizados atrás dos gols, serão 17,6 mil cadeiras (8,8 mil em cada). Estes setores são iguais e têm 100m de comprimento, 30m de altura, 43m de profundidade e 56 degraus em cada. No setor leste serão mais 1,2 mil e no oeste, outras mil cadeiras móveis.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















