Esporte
Pan-Americano de Luta Olímpica vale vaga para os Jogos da Juventude
Campeonato
Os principais atletas das Américas de luta olímpica competem no Pan-Americano Cadete da modalidade, entre os dias 2 e 4 de maio, no ginásio do Círculo Militar do Exército, em Recife. A competição será disputada em 30 categorias nos três estilos da modalidade: livre masculino, greco-romano e luta feminina. Entre as categorias, 14 delas darão vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, em agosto, na China.
A delegação brasileira contará com a participação de 28 atletas. Para a lutadora Fabiana Alcântara, que disputará na categoria até 70kg, só a medalha interessa. “Treinei bastante e espero repetir a medalha de ouro que conquistei nos Jogos Sul-Americanos. O nível certamente será mais alto, pois os Jogos Pan-Americanos contam com a participação de mais países. Meu objetivo é representar o Brasil na China e apenas a medalha de ouro me dará isso”, disse a atleta.
De acordo com as regras da Federação Internacional de Lutas Associadas (Fila), apenas o campeão nos estilo greco-romano e luta feminina se classificará para o Jogos Olímpicos da Juventude. Já no estilo livre masculino, campeão e vice estarão classificados. Além da delegação brasileira, outras 15 delegações já confirmaram presença no Pan-Americano.
Ranking
No ranking de abril divulgado pela Federação Internacional de Lutas Associadas (Fila), quatro brasileiras aparecem entre as melhores do mundo na Luta Olímpica. A brasileira mais bem colocada é Aline Silva, da categoria até 75Kg, atual número sete do mundo. Aline conquistou medalhas em todos os torneios que disputou em 2014 e foi ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, disputados em março, feito que garantiu uma vaga para o País nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no Canadá, em 2015.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















