Esporte
Seleção brasileira de tênis de mesa faz treinos específicos
Competição
A elite do tênis de mesa do Brasil está reunida, desde o último domingo (13), no Centro de Treinamento de São Caetano/SP, para um período de treinos. O objetivo é preparar o time brasileiro para a disputa do Campeonato Mundial por Equipes, que será realizado entre os dias 28 de abril e 5 de maio, em Tóquio, no Japão.
Foram convocados para as atividades Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro - que integram a seleção brasileira - além de Vitor Ishiy, Eric Jouti, Humberto Manhani Junior e Israel Barreto. Entre as meninas, Caroline Kumahara, Gui Lin, Jessica Yamada, Lígia Silva, da seleção, e Katia Kawai.
O Coordenador Técnico de Seleções, Lincon Yasuda, comanda o grupo formado por Francisco Arado, Hugo Hoyama, Jean-Renê, Peter Karlsson, Adam Pattantyus e o psicólogo François Ducasse, além do preparador físico Mikael Simon, que vem realizando um trabalho específico desde o ano passado, por sugestão do treinador Jean-René Mounie.
Como o treinamento tem um foco específico, o ritmo varia individualmente de acordo com a demanda física de cada atleta. Mikael Simon, responsável pela preparação física, está trabalhando a coordenação dos atletas e a parte aeróbia específica, com trabalhos individuais.
Para manter não somente o corpo, mas também a mente em forma, o psicólogo François Ducasse vai ministrar uma palestra para os atletas.
O time masculino do Brasil vai disputar a primeira divisão do Mundial e está no grupo A, ao lado de China, Áustria, Rússia, Polônia e Sérvia. Os representantes brasileiros serão Cazuo Matsumoto (89º do ranking), Gustavo Tsuboi (63º), Hugo Calderano (93º) e Thiago Monteiro (120º).
As mulheres estão no Grupo H da segunda divisão do Mundial e terá Suécia, Eslovênia, Grécia, Peru e Uzbequistão como primeiros adversários. O time é formado por Caroline Kumahara, Gui Lin, Jessica Yamada e Lígia Silva.
Hugo Calderano
Em janeiro deste ano, o mesatenista de 17 anos escreveu seu nome na história do tênis de mesa mundial ao se tornar o primeiro atleta das Américas a chegar à decisão do ITTF Global Junior Circuit Finals, a final do Circuito Mundial juvenil, que reuniu os principais atletas da temporada 2013 na cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia.
Apesar da luta e mesmo jogando em alto nível, Hugo perdeu a decisão para o dinâmico coreano Kim Minhyeok. Para se ter uma ideia da importância e dificuldade dessa competição, Kim Minhyeok se tornou apenas o segundo coreano a conquistar o título. O único, até então, era Seo Hyundeok, que ganhou o torneio realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2007.
No último ranking mundial divulgado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês), o brasileiro ocupava a 93ª posição, a melhor de sua carreira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















